“A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Pedro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Seabra, Teresa, Caeiro, Tiago, Almeida, Sofia, Costa, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11194
Resumo: O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
id RCAP_11a60445a84f96d273949e7954b0154b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de casoThe gypsies’ school”: contributions from a case study to understand school failure and segregationCiganosEducaçãoInsucesso escolarSegregaçãoRomaEducationSchool failureSegregationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesO artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.The article analyses the paths and perspectives of Roma children in a Lisbon primary school, where this population is in large majority. Based on previous studies on this topic and on a field work, mixing documental analysis, interviews and participant observation, we describe and interpret the dramatic rates of absenteeism, failure and retention, the increasing concentration of Roma people in this school and the low impacts of the social and educational interventions developed locally.Repositório AbertoAbrantes, PedroSeabra, TeresaCaeiro, TiagoAlmeida, SofiaCosta, Raquel2021-10-04T11:32:40Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11194por1646-507510.4000/configuracoes.36582182-7419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:37.891826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
The gypsies’ school”: contributions from a case study to understand school failure and segregation
title “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
spellingShingle “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
Abrantes, Pedro
Ciganos
Educação
Insucesso escolar
Segregação
Roma
Education
School failure
Segregation
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
title_full “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
title_fullStr “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
title_full_unstemmed “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
title_sort “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
author Abrantes, Pedro
author_facet Abrantes, Pedro
Seabra, Teresa
Caeiro, Tiago
Almeida, Sofia
Costa, Raquel
author_role author
author2 Seabra, Teresa
Caeiro, Tiago
Almeida, Sofia
Costa, Raquel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Pedro
Seabra, Teresa
Caeiro, Tiago
Almeida, Sofia
Costa, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciganos
Educação
Insucesso escolar
Segregação
Roma
Education
School failure
Segregation
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Ciganos
Educação
Insucesso escolar
Segregação
Roma
Education
School failure
Segregation
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2021-10-04T11:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11194
url http://hdl.handle.net/10400.2/11194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-5075
10.4000/configuracoes.3658
2182-7419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135094456188928