Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Graça Marília Chulo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10964
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_11aed5918f2eef6c4423635be8434494
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10964
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escritaLeituraEscritaConsciência fonológicaEscrita inventadaProjeto Pessoal LeitorReadingWritingPhonological awarenessInvented writingPersonal Project ReaderDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Didática da Língua Portuguesa, pela Escola Superior de Educação de Lisboa, incide na área do português, nomeadamente no que se refere à aprendizagem da linguagem escrita. Pretende contribuir para a reflexão sobre a forma como os comportamentos emergentes de literacia influenciam a aprendizagem formal da linguagem escrita por parte das crianças. Para tal, foram realizadas provas incidentes em cinco domínios fundamentais: i) o conhecimento do código alfabético; ii) a consciência fonológica; iii) os aspetos figurativos da linguagem escrita; iv) a escrita inventada e v) o projeto pessoal de leitor, aplicadas no início do 1.º ano de escolaridade do Ensino Básico, a 29 crianças a frequentar duas turmas, numa escola do ensino público. Os resultados obtidos nas provas foram, posteriormente, comparados com uma prova de avaliação da capacidade de leitura, aplicada no final do ano letivo ao mesmo grupo de alunos, com o objetivo de compreender de que forma os conhecimentos iniciais influenciam esta aprendizagem. Na análise dos dados, foram igualmente consideradas as variáveis: i) sexo; ii) idade; iii) número de anos de frequência de educação pré-escolar e iv) horário letivo. Os resultados deste estudo sugerem a existência de relação entre a escrita inventada e a aprendizagem da linguagem escrita, bem como entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita. Verifica-se ainda a existência de relação entre a idade com que as crianças iniciam a aprendizagem formal da leitura e a aquisição desta competência. Também o sexo dos alunos foi uma variável que apresentou resultados positivos no que concerne à sua relação com a aprendizagem da linguagem escrita.ABSTRACT The study carried out within the scope of the master’s degree in Didactics of the Portuguese Language, by the Higher Education School of Lisbon, focuses on the area of Portuguese, namely in what concerns the learning of written language. It aims to contribute to the reflection on how the emerging behaviours of literacy influence the formal learning of reading. To this end, tests were carried out in five key-areas: (i) knowledge of the alphabetical code; ii) phonological awareness; iii) figurative aspects of written language; iv) invented writing and (v) the personal reader project, applied at the beginning of the 1st grade of the Basic Cycle, to 29 children attending two classes of the first grade, in a public basic school. The results obtained in the tests were later compared to the results of a reading ability test, applied at the end of the school year to the same group of students, in order to understand how these initial knowledges, influence the process of learning how to read and write. The results of this study suggest the existence of a relation between invented writing and written language learning, as well as between phonological awareness and learning how to read and to write. The following variables were also considered: i) sex; (ii) age; iii) number of years of pre-school attendance and iv) school work schedule. The results suggest the existence of a relation between the age at which children begin the formal learning of reading and the acquisition of this competence. Sex was also a variable that presented positive results regarding its relation to the learning of written language.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaGonçalves, CarolinaMorin, Marie-FranceRCIPLMachado, Graça Marília Chulo2020-01-09T11:28:32Z2019-11-072019-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10964TID:202312313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.782872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
title Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
spellingShingle Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
Machado, Graça Marília Chulo
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Escrita inventada
Projeto Pessoal Leitor
Reading
Writing
Phonological awareness
Invented writing
Personal Project Reader
title_short Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
title_full Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
title_fullStr Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
title_full_unstemmed Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
title_sort Os conhecimentos precoces e a aprendizagem da linguagem escrita
author Machado, Graça Marília Chulo
author_facet Machado, Graça Marília Chulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
Morin, Marie-France
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Graça Marília Chulo
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Escrita inventada
Projeto Pessoal Leitor
Reading
Writing
Phonological awareness
Invented writing
Personal Project Reader
topic Leitura
Escrita
Consciência fonológica
Escrita inventada
Projeto Pessoal Leitor
Reading
Writing
Phonological awareness
Invented writing
Personal Project Reader
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
2019-11-07T00:00:00Z
2020-01-09T11:28:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10964
TID:202312313
url http://hdl.handle.net/10400.21/10964
identifier_str_mv TID:202312313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459742982144