Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Hugo Miguel Rato
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3881
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_cb5720a3b315487cda9c0b7febf8f324
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3881
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridadeConhecimento das letrasEscrita inventadaConsciência sintácticaConsciência fonológicaCompetências de leituraLetter knowledgeInvented writingSyntactic awarenessPhonemic awarenessLiteracy skillsDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO objectivo desta investigação foi verificar se existe uma relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita à entrada do ensino formal e os resultados alcançados nas várias componentes da leitura no final do 1º ano de escolaridade. Os participantes do estudo foram 19 crianças que frequentaram pela primeira vez o 1º ano de escolaridade. Este estudo inclui dois momentos de avaliação: no inicio do ano lectivo foram aplicados seis instrumentos para avaliar os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita (Conhecimento do Nome e Som das Letras, Escrita Inventada, Teste de Linguagem Técnica e Linguagem Escrita, Subteste de Reflexão Morfo-Sintáctica e a Bateria de Provas de Consciência Fonológica) e no final do ano lectivo foi aplicada a prova de leitura que avalia três componentes da leitura (Leitura oral, Selecção ortográfica e Leitura compreensiva). Observou-se neste estudo que o Conhecimento do Nome e Som das Letras, a Escrita Inventada, a Consciência Sintáctica e a Consciência fonológica determinam diferentes relações com as componentes da leitura.ABSTRACT: The purpose of the present investigation is to determine whether there is a link between the initial knowledge about written language at the entry into formal education and achievements in the various components of reading at the end of 1st grade. Study participants were 19 children who attended for the first time a school year. This study includes two time points: at the beginning of the school year, six instruments were applied to assess the initial knowledge about written language (Letter name and latter sound knowledge; Invented Writing; Language Test Technique and Written Language; Morpho-Syntactic Subtest; Battery of Tests of Phonological Awareness) and the end of the school year was applied to the reading test that assesses three components of reading (Oral Reading; Spelling Words Selection; Reading Comprehension). We observed in this study that the Letter name and latter sound knowledge, Writing Invented, Syntactic Awareness and Phonological Awareness determine different relationships with the literacy componentsRepositório do ISPACamacho, Hugo Miguel Rato2015-07-28T14:24:10Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.605741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
spellingShingle Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Camacho, Hugo Miguel Rato
Conhecimento das letras
Escrita inventada
Consciência sintáctica
Consciência fonológica
Competências de leitura
Letter knowledge
Invented writing
Syntactic awareness
Phonemic awareness
Literacy skills
title_short Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_full Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_fullStr Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
title_sort Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
author Camacho, Hugo Miguel Rato
author_facet Camacho, Hugo Miguel Rato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Hugo Miguel Rato
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento das letras
Escrita inventada
Consciência sintáctica
Consciência fonológica
Competências de leitura
Letter knowledge
Invented writing
Syntactic awareness
Phonemic awareness
Literacy skills
topic Conhecimento das letras
Escrita inventada
Consciência sintáctica
Consciência fonológica
Competências de leitura
Letter knowledge
Invented writing
Syntactic awareness
Phonemic awareness
Literacy skills
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
2015-07-28T14:24:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3881
url http://hdl.handle.net/10400.12/3881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078353817600