Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3881 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridadeConhecimento das letrasEscrita inventadaConsciência sintácticaConsciência fonológicaCompetências de leituraLetter knowledgeInvented writingSyntactic awarenessPhonemic awarenessLiteracy skillsDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO objectivo desta investigação foi verificar se existe uma relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita à entrada do ensino formal e os resultados alcançados nas várias componentes da leitura no final do 1º ano de escolaridade. Os participantes do estudo foram 19 crianças que frequentaram pela primeira vez o 1º ano de escolaridade. Este estudo inclui dois momentos de avaliação: no inicio do ano lectivo foram aplicados seis instrumentos para avaliar os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita (Conhecimento do Nome e Som das Letras, Escrita Inventada, Teste de Linguagem Técnica e Linguagem Escrita, Subteste de Reflexão Morfo-Sintáctica e a Bateria de Provas de Consciência Fonológica) e no final do ano lectivo foi aplicada a prova de leitura que avalia três componentes da leitura (Leitura oral, Selecção ortográfica e Leitura compreensiva). Observou-se neste estudo que o Conhecimento do Nome e Som das Letras, a Escrita Inventada, a Consciência Sintáctica e a Consciência fonológica determinam diferentes relações com as componentes da leitura.ABSTRACT: The purpose of the present investigation is to determine whether there is a link between the initial knowledge about written language at the entry into formal education and achievements in the various components of reading at the end of 1st grade. Study participants were 19 children who attended for the first time a school year. This study includes two time points: at the beginning of the school year, six instruments were applied to assess the initial knowledge about written language (Letter name and latter sound knowledge; Invented Writing; Language Test Technique and Written Language; Morpho-Syntactic Subtest; Battery of Tests of Phonological Awareness) and the end of the school year was applied to the reading test that assesses three components of reading (Oral Reading; Spelling Words Selection; Reading Comprehension). We observed in this study that the Letter name and latter sound knowledge, Writing Invented, Syntactic Awareness and Phonological Awareness determine different relationships with the literacy componentsRepositório do ISPACamacho, Hugo Miguel Rato2015-07-28T14:24:10Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.605741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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