Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Fernandes, Eugénia M., Soares, Ana Paula, Vasconcelos, Rosa, Freitas, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12066
Resumo: No presente trabalho analisam-se as expectativas dos estudantes acerca do seu envolvimento em diversas dimensões associadas à vida académica, assim como os comportamentos vivenciados uns meses após essa entrada tomando as mesmas dimensões. A amostra considerada é formada por 314 estudantes do 1º ano de três agrupamentos de cursos (Ciências e Engenharia; Ciências Económicas; e Ciências Sociais e Humanas) da Universidade do Minho. Estes alunos responderam, no início do ano e a meados do 2º semestre, ao Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001) nas suas versões de expectativas (Versão A) e comportamentos (Versão B). Os resultados sugerem níveis elevados de expectativas iniciais dos es- tudantes no momento da sua entrada na Universidade, registando-se uma diminuição significativa de tais índices no segundo momento da avaliação, em particular nas subescalas de envolvimento institucional e de envolvimento vocacional. Algumas oscilações nos resultados foram encontradas tomando os alunos de acordo com o agrupamento do curso frequentado, com o género, os níveis escolares dos pais ou o facto de frequentarem ou não um curso de 1º opção.
id RCAP_863443bfa4f923789469c5f659a25dad
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12066
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º anoTransição para a universidadeAjustamento académicoExpectativas académicasTransition to universityAcademic adjustmentAcademic expectationsNo presente trabalho analisam-se as expectativas dos estudantes acerca do seu envolvimento em diversas dimensões associadas à vida académica, assim como os comportamentos vivenciados uns meses após essa entrada tomando as mesmas dimensões. A amostra considerada é formada por 314 estudantes do 1º ano de três agrupamentos de cursos (Ciências e Engenharia; Ciências Económicas; e Ciências Sociais e Humanas) da Universidade do Minho. Estes alunos responderam, no início do ano e a meados do 2º semestre, ao Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001) nas suas versões de expectativas (Versão A) e comportamentos (Versão B). Os resultados sugerem níveis elevados de expectativas iniciais dos es- tudantes no momento da sua entrada na Universidade, registando-se uma diminuição significativa de tais índices no segundo momento da avaliação, em particular nas subescalas de envolvimento institucional e de envolvimento vocacional. Algumas oscilações nos resultados foram encontradas tomando os alunos de acordo com o agrupamento do curso frequentado, com o género, os níveis escolares dos pais ou o facto de frequentarem ou não um curso de 1º opção.This paper analyses students’ initial expectations concerning personal investment in different domains of academic life, as well as behaviours some months later in those same dimensions. The sample included 314 first year students of the University of Minho from three graduations areas: science and engineering, economic sciences, and social sciences and humanities. A questionnaire of academic involvement (QEA; Soares & Almeida, 2001) was applied to students at entrance (expectations version) and at middle of first semester (behaviours version). Results suggest higher levels of initial expectations at the entrance in the university, and a significant decrease of those levels some months later, namely in the institutional and vocational subscales. Some significant changes have been found considering the domain and option of graduation studies, gender and academic level of parents.Fundação Calouste Gulbenkian - Programa de Apoio a Projectos de Pesquisa no Domínio Educativo (2001/04) - projecto “Transição, adaptação e sucesso académico de jovens no Ensino Superior”Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Fernandes, Eugénia M.Soares, Ana PaulaVasconcelos, RosaFreitas, Ana20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12066por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 2:2 (2003) 57-70.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:55.628854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
title Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
spellingShingle Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
Almeida, Leandro S.
Transição para a universidade
Ajustamento académico
Expectativas académicas
Transition to university
Academic adjustment
Academic expectations
title_short Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
title_full Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
title_fullStr Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
title_full_unstemmed Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
title_sort Envolvimento académico : confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano
author Almeida, Leandro S.
author_facet Almeida, Leandro S.
Fernandes, Eugénia M.
Soares, Ana Paula
Vasconcelos, Rosa
Freitas, Ana
author_role author
author2 Fernandes, Eugénia M.
Soares, Ana Paula
Vasconcelos, Rosa
Freitas, Ana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Fernandes, Eugénia M.
Soares, Ana Paula
Vasconcelos, Rosa
Freitas, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Transição para a universidade
Ajustamento académico
Expectativas académicas
Transition to university
Academic adjustment
Academic expectations
topic Transição para a universidade
Ajustamento académico
Expectativas académicas
Transition to university
Academic adjustment
Academic expectations
description No presente trabalho analisam-se as expectativas dos estudantes acerca do seu envolvimento em diversas dimensões associadas à vida académica, assim como os comportamentos vivenciados uns meses após essa entrada tomando as mesmas dimensões. A amostra considerada é formada por 314 estudantes do 1º ano de três agrupamentos de cursos (Ciências e Engenharia; Ciências Económicas; e Ciências Sociais e Humanas) da Universidade do Minho. Estes alunos responderam, no início do ano e a meados do 2º semestre, ao Questionário de Envolvimento Académico (QEA; Soares & Almeida, 2001) nas suas versões de expectativas (Versão A) e comportamentos (Versão B). Os resultados sugerem níveis elevados de expectativas iniciais dos es- tudantes no momento da sua entrada na Universidade, registando-se uma diminuição significativa de tais índices no segundo momento da avaliação, em particular nas subescalas de envolvimento institucional e de envolvimento vocacional. Algumas oscilações nos resultados foram encontradas tomando os alunos de acordo com o agrupamento do curso frequentado, com o género, os níveis escolares dos pais ou o facto de frequentarem ou não um curso de 1º opção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12066
url http://hdl.handle.net/1822/12066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 2:2 (2003) 57-70.
1645-6084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132687772942336