Balanced scorecard and learning organizational: case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Oliveira, Helena
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Lúcia Lima, Eiriz, Vasco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11396
Resumo: O Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.
id RCAP_11b236719524a0d4df2f90f2ab567184
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Balanced scorecard and learning organizational: case studyBalanced scorecardAmbiente organizacionalOrganizações de aprendizagem.Gestão estratégicaBalanced scorecardOrganizational environmentLearning organizationStrategic management.Balanced scorecardEntorno organizacionalOrganizaciones de aprendizajeGestión estratégicaO Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.Balanced Scorecard (BSC) is an answer to the demands of the current social and economic reality, in a process that seems to favor the learning development in organizations. In this paper this presumption is analyzed. For that, twelve essential features of a learning organization have been determined, analyzed under three categories, grouped in a grid of perception; the BSC concept was also analyzed critically, in the light of these features. Accordingly to the grid, the studied company is characterized in two distinct moments: before starting the BSC project and eighteen months after its beginning. Comparing these two moments, it was assessed how its capacity of organizational learning has evolved. It is concluded that this ability has been developed: the company improved as a learning organization, essentially when observed under two of the proposed categories: organizational environment and leadership.El Balanced Scorecard (BSC) es una respuesta a las exigencias de la realidad socioeconómica, un proceso que parece favorecer el desarrollo del aprendizaje en las organizaciones. Este estudio examina esta presunción. Para nuestro estudio hemos definido doce características esenciales para una organización de aprendizaje, analizadas en tres categorías, agrupados en una cuadrícula de percepción; hacemos también un análisis crítico del concepto BSC a la luz de estas características. Basado en este objeto de cuadrícula en dos, hemos caracterizado la compañía: antes de iniciar el proyecto BSC y dieciocho meses después de su inicio. Comparando las dos caracterizaciones tratamos de evaluar cómo varió su capacidad de aprendizaje organizacional. Hemos encontrado que esta capacidad ha aumentado: la empresa ha mejorado como organización de aprendizaje, esencialmente cuando evaluado en dos de las categorías definidas: clima organizacional y liderazgo.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta Oliveira, HelenaRodrigues, Lúcia LimaEiriz, Vasco2018-04-18T14:58:28Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11396por1809-333710.4270/ruc.2012436info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-16T01:49:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:46.336419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Balanced scorecard and learning organizational: case study
title Balanced scorecard and learning organizational: case study
spellingShingle Balanced scorecard and learning organizational: case study
Costa Oliveira, Helena
Balanced scorecard
Ambiente organizacional
Organizações de aprendizagem.
Gestão estratégica
Balanced scorecard
Organizational environment
Learning organization
Strategic management.
Balanced scorecard
Entorno organizacional
Organizaciones de aprendizaje
Gestión estratégica
title_short Balanced scorecard and learning organizational: case study
title_full Balanced scorecard and learning organizational: case study
title_fullStr Balanced scorecard and learning organizational: case study
title_full_unstemmed Balanced scorecard and learning organizational: case study
title_sort Balanced scorecard and learning organizational: case study
author Costa Oliveira, Helena
author_facet Costa Oliveira, Helena
Rodrigues, Lúcia Lima
Eiriz, Vasco
author_role author
author2 Rodrigues, Lúcia Lima
Eiriz, Vasco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Oliveira, Helena
Rodrigues, Lúcia Lima
Eiriz, Vasco
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced scorecard
Ambiente organizacional
Organizações de aprendizagem.
Gestão estratégica
Balanced scorecard
Organizational environment
Learning organization
Strategic management.
Balanced scorecard
Entorno organizacional
Organizaciones de aprendizaje
Gestión estratégica
topic Balanced scorecard
Ambiente organizacional
Organizações de aprendizagem.
Gestão estratégica
Balanced scorecard
Organizational environment
Learning organization
Strategic management.
Balanced scorecard
Entorno organizacional
Organizaciones de aprendizaje
Gestión estratégica
description O Balanced Scorecard (BSC) é uma resposta às exigências da realidade económico-social, num processo que parece favorecer o desenvolvimento da aprendizagem nas empresas. Este trabalho averigua dessa presunção. Para o estudo definimos doze características essenciais a uma organização de aprendizagem, analisadas sob três categorias e agrupadas numa grelha de perceção; procedemos também a uma análise crítica do conceito BSC à luz dessas características. Baseados nessa grelha caracterizamos a empresa objeto de estudo em dois momentos: antes de iniciar o projeto BSC e dezoito meses após o seu início. Da comparação entre as duas caracterizações tentamos aferir como variou a sua capacidade para aprender organizacionalmente. Concluímos que essa capacidade foi incrementada: a empresa melhorou enquanto organização de aprendizagem, essencialmente quando observada sob duas das categorias assumidas: ambiente organizacional e liderança.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2018-04-18T14:58:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11396
url http://hdl.handle.net/10400.22/11396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-3337
10.4270/ruc.2012436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411948503040