O robot NXT Mindstorms e a área de projecto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Mónica Cristina Marques, 1971-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2491
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_3127c3364abfe40fe45f003d11122649
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2491
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O robot NXT Mindstorms e a área de projectoTecnologias educativasÁrea de projectoRobóticaTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Nos últimos anos, o ensino em geral e o secundário em particular, têm sofrido diversas revisões curriculares. Estas alterações criaram novas áreas curriculares e não curriculares que proporcionaram o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho e, aos alunos, relacionarem-se de uma forma diferente, com o mundo que os rodeia, um mundo marcado pela tecnologia. A área curricular não disciplinar de Área de Projecto enquadra-se nesta categoria e tem por base a metodologia de trabalho de projecto. A Robótica tem, por outro lado, vindo a afirmar-se como uma ferramenta educativa com potencial, mas que ainda se encontra pouco explorada. Esta investigação mostra as possibilidades de utilização do kit Lego Mindstorms em projectos a desenvolver na Área de Projecto. Os objectivos são: - Analisar as formas como os alunos desenvolvem actividades relacionadas com os seus interesses através da robótica; - Mostrar como a metodologia de trabalho de projecto e a realização de projectos em trabalho colaborativo podem ser estimulados com recurso à robótica. Para a concretização do estudo, a opção foi pelo paradigma interpretativo e a forma de organização da investigação foi o estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação directa e participante, a entrevista semi-estruturada, em grupo, e os relatórios produzidos pelos alunos. Verificou-se que os alunos escolheram a opção de Área de Projecto “À Descoberta dos Robots e dos Agentes Inteligentes”, por considerarem que esta lhes proporcionaria aprendizagens úteis para o futuro. No que diz respeito à utilização da robótica como recurso educativo para criar projectos em trabalho colaborativo recorrendo à metodologia de trabalho de projecto, pretendeu demonstrar-se que esta ferramenta educativa estimula e desenvolve os projectos em trabalho colaborativo, assim como é um excelente veículo para aplicar a metodologia de trabalho de projecto. Sendo este trabalho um estudo de caso, acredita-se efectivamente que esta tecnologia pouco tradicional estimula e motiva os alunos por esta área, assim como lhes possibilita um leque diversificado de conhecimentos. Recomenda-se a implementação de um estudo semelhante, mas com uma amostra de maiores dimensões e envolvendo alunos de diferentes escolas.In the last few years, teaching has suffered several curriculum reviews, particularly at the secondary school level. These changes created new disciplinary and non-disciplinary curricular areas, which provided to students the development of new working methodologies as well as a different ways of facing the world – the world of technology. Project Area, as a non-disciplinary curricular subject, fits this category and it is based on project work methodology. Robotics on the other hand has been recognized as a potential educational tool, although it lacks much examination. This investigation aims to show the possibilities of using the Lego Mindstorms kit in Project Area assignments. The main goals are: - To analyze the way students develop robotic activities that are related to their interests; - To show how project work methodology and project work development in a group-based method can be encouraged by robotics; This study was based on the interpretative paradigm where the organization process was the case-study research. Data was obtained through a direct and participant observation method, semi-structured group interviews and the students’ reports. It can be stated that students chose the Project Area option “Discovering Robots and Smart Agents”, due to its future apprentice helpfulness. Concerning the use of robotics, as an educational resource to create projects through a group-based project work development method, one can reach the conclusion that this is an educational tool that motivates and develops collaborative work and is an excellent vehicle to apply project work methodology, too. Being this assignment a case-study, it is likely that this barely traditional technology encourages and motivates students towards this area, as well as, confers them diversified knowledge. Implementing a similar study, with a larger sample and with students from different schools, is recommended.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaBatista, Mónica Cristina Marques, 1971-2011-02-14T11:45:55Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:52.413150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
title O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
spellingShingle O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
Batista, Mónica Cristina Marques, 1971-
Tecnologias educativas
Área de projecto
Robótica
Teses de mestrado - 2010
title_short O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
title_full O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
title_fullStr O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
title_full_unstemmed O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
title_sort O robot NXT Mindstorms e a área de projecto
author Batista, Mónica Cristina Marques, 1971-
author_facet Batista, Mónica Cristina Marques, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Mónica Cristina Marques, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educativas
Área de projecto
Robótica
Teses de mestrado - 2010
topic Tecnologias educativas
Área de projecto
Robótica
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-14T11:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2491
url http://hdl.handle.net/10451/2491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134172905734144