As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: São José, Patrícia Alexandra Henrique
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26290
Resumo: Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
id RCAP_11cb0c0304d93941f343c3486fe3eabc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais ValiadesenvolvimentoONGDODSPALOPintegraçãoESdevelopmentNGDOSDGPALOPintegrationHEMestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalTodos os anos, as universidades e os politécnicos portugueses recebem inúmeros estudantes internacionais, apresentando, Portugal, uma população estudantil progressivamente mais heterogénea do ponto de vista étnico, cultural e linguístico. Assim, os acordos de cooperação entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) afiguram-se como sendo de extrema relevância, já que facilitam o acesso ao ensino superior (ES) a estes cidadãos. No âmbito dos acordos existentes, conclui-se que é, ainda, imperativo continuar a criar estratégias e mecanismos de apoio que facilitem a adaptação de estudantes estrangeiros, particularmente originários dos PALOP, a Portugal. Partindo da realização de um estágio na organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) Ser Mais Valia (SMV), o presente relatório, para além de descrever as atividades realizadas no decurso do mesmo, estuda a integração social, cultural e académica de estudantes provenientes dos PALOP no ES português e relaciona esta temática com a educação inclusiva proposta na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.Every year, Portuguese universities and polytechnics receive countless international students. Therefore, Portugal has an increasingly heterogeneous student population from ethnic, cultural and linguistic diversity. Thus, the current cooperation agreements between Portugal and the Portuguese-Speaking Countries (PALOP) are extremely important, as they facilitate the access to higher education (HE) to citizens of these countries. In the context of the aforementioned agreements, we conclude that it is imperative to continue creating strategies and assistance mechanisms to facilitate the adaptation of foreign students in Portugal, particularly students from PALOP countries. Starting from the completion of an internship in the non-governmental organization for development (NGDO) Ser Mais Valia (SMV), this report, in addition to describing the activities carried out during the course of this internship, studies the social, cultural and academic integration of PALOP students in the Portuguese HE and relates this theme with the inclusive education approach proposed in the 2030 Agenda for Sustainable Development.Instituto Superior de Economia e GestãoMah, LuísLopes, AnaRepositório da Universidade de LisboaSão José, Patrícia Alexandra Henrique2022-11-29T13:49:57Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26290porSão José, Patrícia Alexandra Henrique (2022). “As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:55:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:58.260527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
title As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
spellingShingle As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
São José, Patrícia Alexandra Henrique
desenvolvimento
ONGD
ODS
PALOP
integração
ES
development
NGDO
SDG
PALOP
integration
HE
title_short As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
title_full As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
title_fullStr As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
title_full_unstemmed As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
title_sort As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia
author São José, Patrícia Alexandra Henrique
author_facet São José, Patrícia Alexandra Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mah, Luís
Lopes, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv São José, Patrícia Alexandra Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento
ONGD
ODS
PALOP
integração
ES
development
NGDO
SDG
PALOP
integration
HE
topic desenvolvimento
ONGD
ODS
PALOP
integração
ES
development
NGDO
SDG
PALOP
integration
HE
description Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T13:49:57Z
2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26290
url http://hdl.handle.net/10400.5/26290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv São José, Patrícia Alexandra Henrique (2022). “As organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGDS) e a integração de estudantes dos PALOP no ensino superior português : o caso da Ser Mais Valia”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131196103327744