Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/30097 |
Resumo: | O desempenho académico de um aluno no ensino superior depende do nível de integração deste com a comunidade académica, bem como com o ajustamento às exigências inerentes a este nível de ensino. Quando se trata de alunos estrangeiros acresce a necessidade de integração cultural e social à adaptação ao sistema de ensino. Deste modo, pretendemos com este trabalho caracterizar o desempenho académico dos alunos oriundos dos Países de Língua oficial Portuguesa na Academia Militar portuguesa, caracterizando os fatores de (in)sucesso académico anteriores e posteriores à sua entrada para esta instituição de ensino castrense. Para prossecução do trabalho e com vista a atingir os objetivos estabelecidos baseámo-nos no método indutivo, partindo de um caso particular para o geral. Para o tratamento dos dados optou-se pelo uso do NVIVO, através da categorização e codificação dos dados obtidos. Após uma análise exaustiva da literatura e a sua comparação com os dados fornecidos pelos entrevistados concluímos que a preparação anterior ao ensino superior se verificou como um aspeto fundamental para um bom desempenho académico, assim como o compromisso institucional e o bem-estar. |
id |
RCAP_5d05deef10025ddf7bd690a6a7c6ce52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/30097 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenhodesempenho académico; (in)sucesso académico; integração social e académica; PALOP; VestibularPALOPO desempenho académico de um aluno no ensino superior depende do nível de integração deste com a comunidade académica, bem como com o ajustamento às exigências inerentes a este nível de ensino. Quando se trata de alunos estrangeiros acresce a necessidade de integração cultural e social à adaptação ao sistema de ensino. Deste modo, pretendemos com este trabalho caracterizar o desempenho académico dos alunos oriundos dos Países de Língua oficial Portuguesa na Academia Militar portuguesa, caracterizando os fatores de (in)sucesso académico anteriores e posteriores à sua entrada para esta instituição de ensino castrense. Para prossecução do trabalho e com vista a atingir os objetivos estabelecidos baseámo-nos no método indutivo, partindo de um caso particular para o geral. Para o tratamento dos dados optou-se pelo uso do NVIVO, através da categorização e codificação dos dados obtidos. Após uma análise exaustiva da literatura e a sua comparação com os dados fornecidos pelos entrevistados concluímos que a preparação anterior ao ensino superior se verificou como um aspeto fundamental para um bom desempenho académico, assim como o compromisso institucional e o bem-estar.Esteves Oliveira de Almeida, Sandra LuziaRepositório ComumHASSAMO RAIMUNDO ALY AMADE, HASSAMO RAIMUNDO2019-11-12T14:33:50Z2019-11-042019-09-30T00:00:00Z2019-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/30097202288994porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-21T08:56:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/30097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:54:58.728034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
title |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
spellingShingle |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho HASSAMO RAIMUNDO ALY AMADE, HASSAMO RAIMUNDO desempenho académico; (in)sucesso académico; integração social e académica; PALOP; Vestibular PALOP |
title_short |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
title_full |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
title_fullStr |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
title_full_unstemmed |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
title_sort |
Alunos oriundos dos PALOP no Ensino Superior Militar Português. Avaliação do Desempenho |
author |
HASSAMO RAIMUNDO ALY AMADE, HASSAMO RAIMUNDO |
author_facet |
HASSAMO RAIMUNDO ALY AMADE, HASSAMO RAIMUNDO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Esteves Oliveira de Almeida, Sandra Luzia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HASSAMO RAIMUNDO ALY AMADE, HASSAMO RAIMUNDO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desempenho académico; (in)sucesso académico; integração social e académica; PALOP; Vestibular PALOP |
topic |
desempenho académico; (in)sucesso académico; integração social e académica; PALOP; Vestibular PALOP |
description |
O desempenho académico de um aluno no ensino superior depende do nível de integração deste com a comunidade académica, bem como com o ajustamento às exigências inerentes a este nível de ensino. Quando se trata de alunos estrangeiros acresce a necessidade de integração cultural e social à adaptação ao sistema de ensino. Deste modo, pretendemos com este trabalho caracterizar o desempenho académico dos alunos oriundos dos Países de Língua oficial Portuguesa na Academia Militar portuguesa, caracterizando os fatores de (in)sucesso académico anteriores e posteriores à sua entrada para esta instituição de ensino castrense. Para prossecução do trabalho e com vista a atingir os objetivos estabelecidos baseámo-nos no método indutivo, partindo de um caso particular para o geral. Para o tratamento dos dados optou-se pelo uso do NVIVO, através da categorização e codificação dos dados obtidos. Após uma análise exaustiva da literatura e a sua comparação com os dados fornecidos pelos entrevistados concluímos que a preparação anterior ao ensino superior se verificou como um aspeto fundamental para um bom desempenho académico, assim como o compromisso institucional e o bem-estar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-12T14:33:50Z 2019-11-04 2019-09-30T00:00:00Z 2019-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/30097 202288994 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/30097 |
identifier_str_mv |
202288994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130416859316224 |