Influência do risco percebido na intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Doce
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16986 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Influência do risco percebido na intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Docemarca própriarisco percebidointenção de compraprivate brandprivate labelperceived riskpurchase intentionMestrado em MarketingNas últimas décadas, o consumo de marcas próprias tem vindo a aumentar exponencialmente, conquistando cada vez mais adeptos e assim assumindo um papel essencial para os retalhistas. Contudo, o crescimento das marcas próprias não evolui de igual forma em todas as categorias de produto, uma vez que existem categorias onde a penetração diverge substancialmente, graças à perceção de risco por parte do consumidor, sendo que existem seis dimensões do risco percebido. Assim, o objetivo deste estudo consiste em perceber qual ou quais as dimensões do risco percebido que influenciam a intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Doce. Este terá como foco o estudo do comportamento dos consumidores de marcas próprias do Pingo Doce, de forma a que se obtenha um conhecimento mais aprofundado dos tipos de risco que exercem uma influência na intenção de compra dos consumidores. Para isso, fez-se um estudo quantitativo com uma amostragem não probabilística por conveniência, onde foram obtidas 468 respostas válidas, recolhidas através de um inquérito por questionário online. Os resultados revelaram que existe uma relação entre todas as variáveis do risco percebido com a intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Doce. Concluiu-se, também, que existe uma relação parcial entre o risco e a intenção de compra, uma vez que apenas as variáveis risco funcional e risco psicológico fazem diminuir a intenção de compra, o risco social aumenta e os restantes riscos (financeiro, físico e temporal) não foram considerados significativos.In the last decades, the consumption of private brands has been growing exponentially, gaining more and more followers - especially in Western Europe - thus assuming an increasingly predominant role for the retailers. However, the growth of private brands does not evolve in the same way across all product categories, since there are categories in which penetration substantially diverges, thanks to the perceived risk by the consumer, in which, according to the literature review, there are six dimensions. The purpose of this study is to understand which dimensions of perceived risk influence consumers intention to purchase Pingo Doce's own branded products. This investigation will focus on studying consumers behavior of Pingo Doce's own brands, in order to obtain a more in-depth knowledge of the types of risk that exert an influence on consumers' purchase intention. Thus, the investigation underwent a quantitative study with a non-probabilistic sampling by convenience, where 468 valid answers were obtained, collected through an online questionnaire survey, self-administered to the respondents. The results show that there is a relationship between all the variables of perceived risk and the intention to buy Pingo Doce's own branded products through a simple linear regression. Moreover, a multiple linear regression test was performed, in which it was concluded that there is a partial relationship between risk and purchase intention, since only the variables functional risk and psychological risk reduce the purchase intention, social risk will increase it and the remaining risks (financial, physical and time) were not considered to be significant.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaTavares, Bernardo Oliveira da Fonseca2019-01-22T10:04:20Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16986porTavares, Bernardo Oliveira da Fonseca (2018). "Influência do risco percebido na intenção de compra de produtos de marca própria do Pingo Doce". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:18.056816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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