A Animação Sociocultural e o Tempo Livre: As Actividades de Animação ao Ar Livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, José Filipe Baptista
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2441
Resumo: A presente produção académica, versa sobre “A Animação Sociocultural e o Tempo Livre”, e tem como objecto de estudo as “Actividades de Animação ao Ar Livre”, sendo desenvolvida no âmbito do 2º Ciclo de Estudos, conducentes ao Grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização em Animação Sociocultural, da responsabilidade da Universidade de Trás-os-Montes, Escola de Ciências Humanas e Sociais, leccionado no Pólo de Chaves. Procurando verificar em que medida a Animação Sociocultural é valorizada nas actividades de ar livre no âmbito das práticas e hábitos de Tempo Livre, questionando a importância atribuída à Animação Sociocultural enquanto metodologia e estratégia de intervenção e dinamização local, pelas diversas estruturas e entidades promotoras de projectos e programas, e ainda compreender quais as actividades e recursos de animação disponíveis para o público infanto-juvenil (e sempre que possível nos demais escalões etários) nos contextos em que nos movemos e vivemos, recorremos a um pluralismo metodológico integrador que permita às múltiplas práticas da investigação um continuum metodológico, assente na integração do paradigma qualitativo (que valorizamos) e do quantitativo. Deste modo, o presente trabalho científico, parte daquelas que são as nossas opções metodológicas na investigação – Capítulo I. -, para uma revisão bibliográfica sobre a Animação Sociocultural, seus antecedentes, origem e elementos específicos da sua identidade – Capítulo II. -, a que seguem as interpretações dos dados recolhidos e tratados decorrentes das práticas da investigação realizada – Capítulo III. -, e por último algumas conclusões e inquietações – pontes para um futuro que entendemos com futuro! - sobre o estudo desenvolvido.
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