A animação sociocultural na promoção da leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7220 |
Resumo: | Na época em que vivemos, da globalização e do avanço tecnológico, a informação é um bem essencial e poderoso, onde os meios de comunicação e o conhecimento do mundo, cada vez representam maior importância. Nos nossos primeiros passos de comunicação oral são pequenas palavras e pequenas construções frásicas, com quantidades de informação muito reduzida, que nós usamos para comunicar. A fim de compreendermos aquilo que está escrito ou é dito, temos de aumentar as nossas competências tanto do léxico verbal, como também do cultural. Para um aumento das nossas capacidades de comunicação e interpretação, a leitura e a compreensão da leitura são um bem essencial. As bibliotecas são os contextos mais vocacionados e adequados para que isso se efetive. A animação sociocultural com a sua metodologia e tecnologia de intervenção, através das suas variadas técnicas de incentivo e participação, revela-se hoje em dia uma possibilidade e forma de animar as bibliotecas, devendo ser o animador sociocultural o técnico, por excelência, mais indicado para a assunção de tal desiderato. Esta investigação questiona acerca dos hábitos de leitura dos utentes de uma biblioteca pública, e em que medida o animador sociocultural promove e melhora os processos de leitura dos utentes de uma biblioteca pública, levando-os desenvolver motivação e hábitos de leitura. O presente estudo, “estudo de caso”, utiliza métodos qualitativos e quantitativos através das técnicas privilegiadas, nomeadamente a entrevista a responsáveis da instituição e o questionário a utentes da biblioteca, releva também a metodologia de investigação-ação através da observação participante. Os resultados desta investigação revelam a importância manifestada pelos inquiridos, relativamente à promoção da leitura através da dinamização/animação de atividades, sendo também evidenciada a relevância do papel da animação sociocultural enquanto metodologia e do animador sociocultural como profissional, para a prossecução dos objetivos da biblioteca e da leitura. |
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