Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37661 |
Resumo: | Este trabalho surge no decorrer da Unidade Curricular Relatório, parte integrante do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Serve o presente relatório para descrever as aprendizagens e aquisição de competências, bem como proporcionar reflexão sobre o ocorrido, na prestação de cuidados à criança/jovem e sua família durante os três momentos proporcionados de partilha de experiências e aquisição/melhoria de competências na área de Saúde Infantil e Pediátrica. Estes momentos de promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e de doença efetivaram-se em diferentes contextos de assistência, nomeadamente no Serviço de Cuidados Neonatais do Hospital de Braga e no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de S. João EPE (Módulo III); no Serviço de Pediatria (Módulo II) do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Verde (Módulo I), entre os dias 24 de maio de 2012 e 02 de fevereiro de 2113. Descrevo, também, experiências anteriores relevantes que me possibilitaram aquisição prévia de determinadas competências. Como forma de descrever o meu percurso elaborei este portfólio usando uma metodologia descritiva, apoiada em pesquisa bibliográfica, tendo como estratégias a reflexão e análise individual, finda a qual concluo ter atingido os objetivos propostos e adquirido as competências exigidas a uma Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. |
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Relatório de estágioCriançaFamíliaCompetênciasParentalidadeEnfermagemChildFamilyCompetenceParenthoodNursingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste trabalho surge no decorrer da Unidade Curricular Relatório, parte integrante do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Serve o presente relatório para descrever as aprendizagens e aquisição de competências, bem como proporcionar reflexão sobre o ocorrido, na prestação de cuidados à criança/jovem e sua família durante os três momentos proporcionados de partilha de experiências e aquisição/melhoria de competências na área de Saúde Infantil e Pediátrica. Estes momentos de promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e de doença efetivaram-se em diferentes contextos de assistência, nomeadamente no Serviço de Cuidados Neonatais do Hospital de Braga e no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de S. João EPE (Módulo III); no Serviço de Pediatria (Módulo II) do Hospital de Braga e na Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Verde (Módulo I), entre os dias 24 de maio de 2012 e 02 de fevereiro de 2113. Descrevo, também, experiências anteriores relevantes que me possibilitaram aquisição prévia de determinadas competências. Como forma de descrever o meu percurso elaborei este portfólio usando uma metodologia descritiva, apoiada em pesquisa bibliográfica, tendo como estratégias a reflexão e análise individual, finda a qual concluo ter atingido os objetivos propostos e adquirido as competências exigidas a uma Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.This document was prepared in the context of the Post-Graduation/Specialization in Infant and Pediatric Health. The outline of this document is to show what was the formative process, and to what extent the various activities throughout the stage, contributed to skill development in four areas of nursing intervention (practical nursing, training, management & research). The issue of parenting and the promotion of parenting skills was the theme that was crafted and developed both theoretically and practically throughout the traineeship. Actual and perceived important themes, the concept of "promoting parenting skills" refers us to the inherent positive impact of effective parental involvement in the care process focused on the real needs of each child/family; and so, for more humane care and higher quality, in which gains in autonomy and capacity to manage the parenting role are the ultimate goals of the interventions of the nursing professionals. I hope, therefore, that this document highlights what the Order of Nurses believes to be the difference between a graduated/specialist nurse and a general nurse, i.e. the scientific expertise, technical and human for the provision of skilled nursing care, which involves the development of skills in order to provide care to an advanced level.Braga, Maria Clara Lopes PeixotoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Elsa La Salete Moreira da2022-05-20T09:34:54Z2014-02-272012-052014-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37661TID:201494744porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:40.846576Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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