Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Fernanda Cavassana de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Massuchin,Michele Goulart, Mitozo,Isabele Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003
Resumo: Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Este artigo discute o fenómeno da radicalização nas conversações online que ocorrem por meio de redes sociais. Analisam-se comentários postados pelo público nas fan pages do Facebook de jornais impressos brasileiros. Foram codificados 628 057 comentários publicados que mencionavam os principais presidenciáveis durante todo o período eleitoral de 2014, no Brasil. Discutem-se aspetos da radicalização através de duas variáveis específicas: reflexividade e formato dos comentários. Os resultados indicam que as redes sociais, embora permitam espaço para o diálogo, dão lugar a um debate em que os participantes priorizam criticar ou elogiar os candidatos e que serve, basicamente, para persuasão e radicalização. Além disso, verifica-se que a radicalização se distancia da polarização da disputa, pois concentra-se apenas na candidata à reeleição.
id RCAP_12099ff03b4a621e301a3301ae91029c
oai_identifier_str oai:scielo:S0003-25732018000400003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasilradicalizaçãodebate públicoFacebookeleiçõesRadicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Este artigo discute o fenómeno da radicalização nas conversações online que ocorrem por meio de redes sociais. Analisam-se comentários postados pelo público nas fan pages do Facebook de jornais impressos brasileiros. Foram codificados 628 057 comentários publicados que mencionavam os principais presidenciáveis durante todo o período eleitoral de 2014, no Brasil. Discutem-se aspetos da radicalização através de duas variáveis específicas: reflexividade e formato dos comentários. Os resultados indicam que as redes sociais, embora permitam espaço para o diálogo, dão lugar a um debate em que os participantes priorizam criticar ou elogiar os candidatos e que serve, basicamente, para persuasão e radicalização. Além disso, verifica-se que a radicalização se distancia da polarização da disputa, pois concentra-se apenas na candidata à reeleição.Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa2018-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003Análise Social n.229 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003Carvalho,Fernanda Cavassana deMassuchin,Michele GoulartMitozo,Isabele Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T16:57:18Zoai:scielo:S0003-25732018000400003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:14:32.383698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
title Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
spellingShingle Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
Carvalho,Fernanda Cavassana de
radicalização
debate público
Facebook
eleições
title_short Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
title_full Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
title_fullStr Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
title_full_unstemmed Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
title_sort Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil
author Carvalho,Fernanda Cavassana de
author_facet Carvalho,Fernanda Cavassana de
Massuchin,Michele Goulart
Mitozo,Isabele Batista
author_role author
author2 Massuchin,Michele Goulart
Mitozo,Isabele Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Fernanda Cavassana de
Massuchin,Michele Goulart
Mitozo,Isabele Batista
dc.subject.por.fl_str_mv radicalização
debate público
Facebook
eleições
topic radicalização
debate público
Facebook
eleições
description Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Este artigo discute o fenómeno da radicalização nas conversações online que ocorrem por meio de redes sociais. Analisam-se comentários postados pelo público nas fan pages do Facebook de jornais impressos brasileiros. Foram codificados 628 057 comentários publicados que mencionavam os principais presidenciáveis durante todo o período eleitoral de 2014, no Brasil. Discutem-se aspetos da radicalização através de duas variáveis específicas: reflexividade e formato dos comentários. Os resultados indicam que as redes sociais, embora permitam espaço para o diálogo, dão lugar a um debate em que os participantes priorizam criticar ou elogiar os candidatos e que serve, basicamente, para persuasão e radicalização. Além disso, verifica-se que a radicalização se distancia da polarização da disputa, pois concentra-se apenas na candidata à reeleição.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732018000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Análise Social n.229 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137246847172608