Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3373 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
id |
RCAP_1210af4185ec4514446b80f5623737b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIPTEIPProjectosComportamentos desviantesCompetências pessoais e sociaisTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009Este estudo pretende ser um contributo para a reflexão sobre a importância que os projectos, que se desenvolvem em algumas escolas, têm nas atitudes e comportamentos dos alunos que as frequentam. Foi escolhida uma escola problemática integrada no programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – por esta ser frequentada por alunos que apresentam alguns problemas tanto a nível escolar como a nível relacional e comportamental. Nesta escola foram desenvolvidos vários projectos, um desenvolvido pela própria escola e outros dois desenvolvidos por instituições existentes na comunidade onde esta está inserida, todos eles com o objectivo de desenvolver nos alunos competências pessoais e sociais, tentando assim prevenir comportamentos de risco. A turma alvo deste estudo foi acompanhada durante seis meses em algumas sessões dos três projectos em que participou com o objectivo de compreender como os projectos que se desenvolvem em escolas situadas em bairros com problemas sociais e culturais poderá ser importante para a vida futura dos jovens que aí vivem, tentando evitar assim que eles sigam os caminhos que os seus progenitores seguiram. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados obtidos não poderão ser passíveis de generalização, mas antes, que sejam vistos como uma tentativa de compreensão da importância que este tipo de projectos têm na vida das crianças que crescem, muitas vezes, sozinhas em bairros onde a oferta a um caminho desviante é frequente. Os dados recolhidos indicam que, algumas das crianças que participaram nestes projectos, alteraram os seus comportamentos e muitas outras poderão vir a seguir estes exemplos, uma vez que os projectos vão ter continuidade e, muitas vezes, os resultados só são visíveis posteriormente.This essay intends to contribute to the reflection about the importance that projects, the ones that are developed at some schools, have in the attitudes and behaviors of the students who attend those same schools. A problematic school integrated in the program TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária was chosen because it was attended by students who presented some problems, scholar problems as well as social and behavioral problems.In this school several projects were developed, one was developed by the school and the others were developed by two institutions that exist in the community. The three projects seek the objective of creating personal and social skills in the students, trying to prevent risky behaviors. The class studied in this essay was accompanied during six months in some sessions from the three projects developed having the following task: comprehend how projects developed at schools located in problematic areas/neighborhoods facing social and cultural problems may be important the future life for young people, trying to avoid the same destiny those parents had. This is a case study, so the obtained results cannot be read as generalized, on the contrary, they should be seen as an attempt of understanding the importance that these kind of projects have in the children’s life, the ones who grow up, very often, alone in areas/neighborhoods where offering a deviant way is usual. The data show that some kids who participate din these projects, changed their behaviors and many others may do the same and follow the example, once the projects will have continuity and, in most of the cases, the results are seen and analyzed later.Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaLourenço, Susana Isabel Salgueiro2011-05-10T13:54:49Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:18.716134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
title |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
spellingShingle |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP Lourenço, Susana Isabel Salgueiro TEIP Projectos Comportamentos desviantes Competências pessoais e sociais Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
title_full |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
title_fullStr |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
title_full_unstemmed |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
title_sort |
Prevenindo comportamentos de risco: um exemplo numa escola TEIP |
author |
Lourenço, Susana Isabel Salgueiro |
author_facet |
Lourenço, Susana Isabel Salgueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Carolina, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Susana Isabel Salgueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TEIP Projectos Comportamentos desviantes Competências pessoais e sociais Teses de mestrado - 2009 |
topic |
TEIP Projectos Comportamentos desviantes Competências pessoais e sociais Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2011-05-10T13:54:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3373 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3373 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134177993424896 |