Globalização e currículo : atores e processos : um estudo exploratório na Guiné-Bissau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19688 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular) |
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Globalização e currículo : atores e processos : um estudo exploratório na Guiné-Bissau371.214Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular)Os sistemas educativos possuem um grande potencial para explorar as questões inerentes à(s) globalização(ões), tendo esta(s) ao longo do tempo vindo a influenciar a educação e o currículo a vários níveis, contribuindo para a criação de paradoxos e tensões e para a crescente importância que vem sendo dada à educação. Com o presente trabalho pretende-se inferir em que medida agendas globalmente estruturadas interferem/influenciam as decisões curriculares a nível nacional na área da educação nos países em desenvolvimento, em especial o papel da cooperação internacional (multilateral e/ou bilateral - Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, UEMOA, UNESCO e UNICEF), tendo como foco um país periférico do sistema mundial, a Guiné-Bissau. Neste sentido, com o presente estudo exploratório, pretende-se contribuir para compreender e interpretar melhor as políticas associadas ao currículo, ao desenvolvimento curricular e às decisões educativas na Guiné-Bissau, partindo do referencial teórico que enquadra este trabalho e que explora os conceitos de globalização/globalizações, a relação entre globalização, educação e currículo e a influência das organizações internacionais nas decisões educativas. Recorre-se a um corpus documental, para a realização de análise de conteúdo de dados invocados de forma a colocar em evidência o conteúdo manifesto e o conteúdo latente dos seguintes documentos guineenses: a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 4/2011), o documento do Programa da Cooperação Portuguesa, a Carta Política do Sector Educativo, o Plano Nacional de Acção da Educação para Todos e a Diretiva n.º3/2007/CM/UEMOA. São também utilizadas notas de campo, recolhidas no período de setembro de 2009 a julho de 2011, no decorrer de sete deslocações à Guiné-Bissau, com a duração média de 10 dias cada. A análise dos dados empíricos evidencia que há uma tendência no presente estudo para a homogeneização das políticas curriculares, pelo menos ao nível político-administrativo, colocando a educação ao serviço da formação de trabalhadores assentes na transmissão de competências sociais moldadas por uma organização curricular conectiva, onde as competências para a vida e a educação para a cultura da paz, cidadania e direitos humanos têm uma forte presença. O currículo está a ganhar centralidade como veículo de conhecimento, sendo visto o sistema educativo cada vez mais como um serviço público gerido por privados, assistindo-se a uma crescente retylerização das práticas curriculares. Contudo, ocorrem situações de crioulização de conceitos trazidos de outros sistemas educativos e contextos e um foco no direito à educação básica obrigatória e de qualidade.National school systems over time have great potential for exploring questions regarding globalisation(s), which have come to influence education and curriculum at various levels, contributing to the creation of paradoxes and tensions, and to the growing importance that is attributed to education. The present work aims to see to what extent globally structured agendas for education interfere with/ influence curriculum decisions at the national level in developing countries, especially the role of international cooperation (multilateral and/ or bilateral - World Bank, Portuguese Cooperation, UEMOA, UNESCO and UNICEF), focusing on Guinea-Bissau, a peripheral country of the world system. In this sense, the present exploratory study aims to contribute towards a better understanding and interpretation of policies associated with the curriculum, with curriculum development and with educational decisions in Guinea-Bissau within a theoretical framework that explores the concepts of Globalisation/Globalisations, the relationship between globalisation, education and curriculum and the influence of international organizations in educational decisions. The content analysis of a corpus of documents demonstrates the manifest and latent content of the following Guinean documents: Law No. 4/2011, the document from the Portuguese Cooperation Programme, the Education Sector Policy Paper, the Education for All National Plan of Action and Policy No. 3/2007/CM/UEMOA. The study also draws on field notes collected from September 2009 to July 2011, during seven visits to Guinea-Bissau, with the average duration of 10 days each. The empirical data shows that there is a tendency for the homogenization of curriculum policies, at least in the political-administrative context, putting the training of workers first, as the main goal of education, based on the transmission of social skills shaped by the principle of connectivity, where life skills and education for a culture of peace, citizenship and human rights have a strong presence. The curriculum is gaining centrality as a vehicle of knowledge, education is increasingly seen as a public service operated by the private sector and there is a growing back to Tyler of curricular practices. However, situations of the creolization of concepts also occur, brought from other education systems and contexts and a focus on the right to a quality and compulsory primary education.Pacheco, José AugustoViana, Isabel CarvalhoUniversidade do MinhoSilva, Rui Manuel Ferreira da20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:29.674306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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