Melhoria de processos numa empresa prestadora de serviços logísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brás, Miguel Alberto Torres Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83684
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Melhoria de processos numa empresa prestadora de serviços logísticosProcess improvement in a logistics services providerLogística3PLArmazémPickingLogisticsWarehouseEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialA presente dissertação foi realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, da Universidade do Minho, tendo em vista a melhoria de processos inerentes às operações da empresa prestadora de serviços logísticos Garland. A investigação foi elaborada recorrendo ao método Action Research. Seguindo a metodologia adotada, começou-se por fazer um diagnóstico às operações do Centro Logístico da Maia e a respetiva análise crítica aos processos, identificando os seguintes problemas: longas distâncias percorridas no picking, valores de produtividade aquém do potencial e a ausência de indicadores de desempenho visuais detalhados. De forma a solucionar os problemas identificados, foram então propostas quatro melhorias. No caso das longas distâncias percorridas no picking, elaborou-se uma análise ABC/XYZ, tendo em conta a quantidade expedida de cada artigo e o seu peso, de forma a definir localizações fixas com base nas classes dos artigos. Relativamente ao facto de os valores de produtividade estarem aquém do potencial, procedeu-se à análise do processo de recolha e preparação de encomendas e elaborou-se uma reestruturação do processo. No que diz respeito à ausência de indicadores de desempenho visuais detalhados, foram criados indicadores de desempenho para os processos mais relevantes de cada operação, com o software Power BI, assim como quadros operacionais onde estes indicadores poderiam ser apresentados às equipas, juntamente com o planeamento diário da operação, através de reuniões de início de turno. Para além disto, foi também adicionado em cada quadro operacional um Ciclo PDCA para que os trabalhadores da Garland pudessem sugerir melhorias. Após a sugestão de melhorias, efetuou-se uma análise de resultados, realçando a diminuição de 49% da distância percorrida no picking e uma redução de, pelo menos, 67 minutos no processo de preparação de encomendas. Para as restantes propostas revela-se uma maior facilidade em identificar falhas nas operações, através da implementação de indicadores de desempenho detalhados e, ainda, o maior envolvimento dos operadores, realçando as sugestões de melhoria já feitas por estes.The current dissertation was developed under the scope of the Integrated Masters in Industrial Engineering and Management, at the University of Minho, having in mind the improvement of processes inherent to the operations of the logistics services provider Garland. The investigation was elaborated using the method Action Research. Following the adopted methodology, a diagnostic of the operations in the Maia Logistics Centre was made, as well as the respective critical analysis to the processes, identifying the following problems: long distances traveled in picking, productivity values below potential and the lack of detailed performance indicators. In order to solve the identified problems, four improvements were proposed. In what concerns the long distances traveled in picking, an ABC/XYZ analysis was carried out, considering the shipped quantity of each product and its weight, in order to define class-based locations. Regarding the fact that the productivity values were below potential, the analysis of the process of collecting and preparing orders in the analyzed operation was carried out and a restructuring of the method used in these processes was prepared. In what concerns the absence of detailed performance indicators, performance indicators were created for the most relevant processes of each operation, with the Power BI software, as well as operational boards where these indicators could be presented to the teams, along with the daily planning of the operation, through meetings at the beginning of the shift. In addition, a PDCA Cycle was also added to each operational board so that Garland’s workers could suggest improvements. After suggesting improvements, an analysis of the results was carried out, highlighting the 49% decrease in the distance traveled in picking and a reduction of, at least, 67 minutes in the order preparation process. In regards to the remaining proposals, it is easier to identify failures in operations, through the implementation of detailed performance indicators and also the greater involvement of operators, highlighting the improvement suggestions already made by them.Carvalho, Maria SameiroUniversidade do MinhoBrás, Miguel Alberto Torres Ferreira2023-01-042023-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83684por203247647info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:54.188560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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