Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5078 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_124446fac52ff823c4f2240d3295c901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativosorganizações sem fins lucrativosplano de marketingestratégia de marketingmarketing operacionalnonprofit organizationsmarketing planmarketing strategyoperational marketingMestrado em MarketingA Associação Resgate é uma organização sem fins lucrativos com foco de atividades na educação infantil e que está num processo de reestruturação financeira e de operações. No âmbito da restruturação de operações, foi desenvolvida uma nova atividade de serviço social, o Projeto “Ao Encontro”, que inclui um novo segmento: a terceira idade. Esta atividade pretende juntar crianças e idosos em ateliers temáticos. Pretende-se assim, com este projeto, desenvolver um plano de marketing operacional para o Projeto “Ao Encontro” tendo em conta o seu caráter social (sem fins lucrativos) e o contacto com um publico alvo com o qual a organização não está ainda familiarizada. Uma vez que este plano foi construído tendo em conta um problema real, de uma organização real e com o apoio e inputs da mesma, foi utilizada a metodologia de action research. A recolha de informação foi feita com base em entrevistas e dados secundários. O plano foi desenvolvido com atenção às especificidades inerentes às organizações sem fins lucrativos, destacando-se entre estas: o desenvolvimento de atividades sem custos para os clientes; os recursos humanos em regime de voluntariado e a importância do mecenato. A aplicação de conceitos teóricos de planeamento de marketing para organizações sem fins lucrativos foi muito relevante, recomendando-se em especial o desenvolvimento de produto e da comunicação para patrocinadores, garantindo a sustentabilidade financeira do projeto.Associação Resgate is a nonprofit organization with activities focused in early childhood education, that is now facing a process of financial and operational restructuring. As part of the operations restructuring, a new social service initiative was developed, the Project "Ao Encontro", an activity with the participation of a new segment: the elderly. This activity aims to bring together children and seniors in thematic workshops. The project in question aims to develop an operational marketing plan for the Project "Ao Encontro" taking into account its social character (nonprofit) and the contact with a target audience that is yet unfamiliar to the organization. The used methodology was action research, since this plan was built with a real problem, on a real organization and with the support and input of this organization. The data collection was based on interviews and secondary data. The plan was developed taking into account the inherent specificities of nonprofit organizations, foremost among these: the development of activities at no cost to customers; human resources on a voluntary basis and the importance of patronage. The application of theoretical concepts of marketing planning for nonprofit organizations was very important, as it is strongly recommended the product development and communication to sponsors, ensuring the financial sustainability of the project.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Patrícia Roque2013-01-25T15:03:52Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5078porGonçalves, Patrícia Roque. 2012. "Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:41.220114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
title |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
spellingShingle |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos Gonçalves, Patrícia Roque organizações sem fins lucrativos plano de marketing estratégia de marketing marketing operacional nonprofit organizations marketing plan marketing strategy operational marketing |
title_short |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
title_full |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
title_fullStr |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
title_sort |
Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos |
author |
Gonçalves, Patrícia Roque |
author_facet |
Gonçalves, Patrícia Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Cristina Pinto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Patrícia Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
organizações sem fins lucrativos plano de marketing estratégia de marketing marketing operacional nonprofit organizations marketing plan marketing strategy operational marketing |
topic |
organizações sem fins lucrativos plano de marketing estratégia de marketing marketing operacional nonprofit organizations marketing plan marketing strategy operational marketing |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09 2012-09-01T00:00:00Z 2013-01-25T15:03:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5078 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Patrícia Roque. 2012. "Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131002728087552 |