Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Patrícia Roque
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/5078
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_124446fac52ff823c4f2240d3295c901
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativosorganizações sem fins lucrativosplano de marketingestratégia de marketingmarketing operacionalnonprofit organizationsmarketing planmarketing strategyoperational marketingMestrado em MarketingA Associação Resgate é uma organização sem fins lucrativos com foco de atividades na educação infantil e que está num processo de reestruturação financeira e de operações. No âmbito da restruturação de operações, foi desenvolvida uma nova atividade de serviço social, o Projeto “Ao Encontro”, que inclui um novo segmento: a terceira idade. Esta atividade pretende juntar crianças e idosos em ateliers temáticos. Pretende-se assim, com este projeto, desenvolver um plano de marketing operacional para o Projeto “Ao Encontro” tendo em conta o seu caráter social (sem fins lucrativos) e o contacto com um publico alvo com o qual a organização não está ainda familiarizada. Uma vez que este plano foi construído tendo em conta um problema real, de uma organização real e com o apoio e inputs da mesma, foi utilizada a metodologia de action research. A recolha de informação foi feita com base em entrevistas e dados secundários. O plano foi desenvolvido com atenção às especificidades inerentes às organizações sem fins lucrativos, destacando-se entre estas: o desenvolvimento de atividades sem custos para os clientes; os recursos humanos em regime de voluntariado e a importância do mecenato. A aplicação de conceitos teóricos de planeamento de marketing para organizações sem fins lucrativos foi muito relevante, recomendando-se em especial o desenvolvimento de produto e da comunicação para patrocinadores, garantindo a sustentabilidade financeira do projeto.Associação Resgate is a nonprofit organization with activities focused in early childhood education, that is now facing a process of financial and operational restructuring. As part of the operations restructuring, a new social service initiative was developed, the Project "Ao Encontro", an activity with the participation of a new segment: the elderly. This activity aims to bring together children and seniors in thematic workshops. The project in question aims to develop an operational marketing plan for the Project "Ao Encontro" taking into account its social character (nonprofit) and the contact with a target audience that is yet unfamiliar to the organization. The used methodology was action research, since this plan was built with a real problem, on a real organization and with the support and input of this organization. The data collection was based on interviews and secondary data. The plan was developed taking into account the inherent specificities of nonprofit organizations, foremost among these: the development of activities at no cost to customers; human resources on a voluntary basis and the importance of patronage. The application of theoretical concepts of marketing planning for nonprofit organizations was very important, as it is strongly recommended the product development and communication to sponsors, ensuring the financial sustainability of the project.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Patrícia Roque2013-01-25T15:03:52Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5078porGonçalves, Patrícia Roque. 2012. "Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:41.220114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
title Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
spellingShingle Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
Gonçalves, Patrícia Roque
organizações sem fins lucrativos
plano de marketing
estratégia de marketing
marketing operacional
nonprofit organizations
marketing plan
marketing strategy
operational marketing
title_short Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
title_full Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
title_fullStr Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
title_full_unstemmed Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
title_sort Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos
author Gonçalves, Patrícia Roque
author_facet Gonçalves, Patrícia Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Roque
dc.subject.por.fl_str_mv organizações sem fins lucrativos
plano de marketing
estratégia de marketing
marketing operacional
nonprofit organizations
marketing plan
marketing strategy
operational marketing
topic organizações sem fins lucrativos
plano de marketing
estratégia de marketing
marketing operacional
nonprofit organizations
marketing plan
marketing strategy
operational marketing
description Mestrado em Marketing
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2013-01-25T15:03:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/5078
url http://hdl.handle.net/10400.5/5078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Roque. 2012. "Plano de marketing para projeto “Ao Encontro” – Associação Resgate : planeamento de marketing em organizações sem fins lucrativos". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131002728087552