Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Carina Liliana Simões
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10951
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_7c666f89e4ce356318eecb7443d40a35
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesasMarketing SocialTerceiro SectorOrganizações Sem Fins LucrativosFerramentas de MarketingSocial MarketingThird SectorNonprofit OrganizationsMarketing ToolsMestrado em Ciências EmpresariaisA adaptação do Marketing e das suas práticas, bem como o seu reconhecimento enquanto função de negócio por parte das organizações sem fins lucrativos é uma temática que tem ganho cada vez mais relevância no panorama académico. Apesar da reduzida investigação sobre esta área em Portugal, a literatura revela que a introdução do Marketing Social no Terceiro Sector traz inúmeras vantagens para as entidades sem fins lucrativos. Como tal, o presente estudo visa perceber se o Marketing é reconhecido como função de negócio pelas instituições sem fins lucrativos portuguesas, se estas adoptam e utilizam ferramentas e práticas estruturadas de Marketing Social e se o fazem de forma adequada ou insuficiente. Neste trabalho foi estudado o caso específico de duas organizações sem fins lucrativos da área ambiental - Sociedade Ponto Verde e World Wide Fund For Nature -, tendo sido utilizada uma metodologia de carácter qualitativo, bem como um survey aplicado a uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados mostraram que as entidades sem fins lucrativos estudadas apresentam diferentes graus de reconhecimento, complexidade e utilização da função de Marketing e das suas práticas. Verificou-se, ainda, que não existe plena utilização das ferramentas e práticas de Marketing nas organizações analisadas.The adaptation of Marketing and its practices as well as its recognition as a business function by the Nonprofit Organizations is a subject increasingly relevant in the academic panorama. Despite the limited research on this subject in Portugal, the literature shows that the introduction of Social Marketing in the Third Sector brings many advantages for the Nonprofit Organizations. This study aims to understand whether Marketing is recognized as a business function by the portuguese Nonprofit Institutions, if they adopt and use structured Social Marketing practices and if they do it adequately or insufficiently. This work studies the specific case of two Nonprofit Environmental Organizations - Sociedade Ponto Verde and World Wide Fund For Nature - and the data collection was achieved by using a qualitative methodology as well as a survey applied to a non-probabilistic and convenient sample. The results revealed that the Nonprofit Organizations studied have different degrees of recognition, complexity and use of the Marketing function and its practices. However, the organizations analyzed do not use marketing tools to their fullest extent.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaPinto, Carina Liliana Simões2016-02-12T14:42:25Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10951porPinto, Carina Liliana Simões (2012). "Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:19.683917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
title Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
spellingShingle Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
Pinto, Carina Liliana Simões
Marketing Social
Terceiro Sector
Organizações Sem Fins Lucrativos
Ferramentas de Marketing
Social Marketing
Third Sector
Nonprofit Organizations
Marketing Tools
title_short Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
title_full Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
title_fullStr Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
title_full_unstemmed Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
title_sort Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas
author Pinto, Carina Liliana Simões
author_facet Pinto, Carina Liliana Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Carina Liliana Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Social
Terceiro Sector
Organizações Sem Fins Lucrativos
Ferramentas de Marketing
Social Marketing
Third Sector
Nonprofit Organizations
Marketing Tools
topic Marketing Social
Terceiro Sector
Organizações Sem Fins Lucrativos
Ferramentas de Marketing
Social Marketing
Third Sector
Nonprofit Organizations
Marketing Tools
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-02-12T14:42:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10951
url http://hdl.handle.net/10400.5/10951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, Carina Liliana Simões (2012). "Marketing no terceiro sector : estudo de caso em organizações sem fins lucrativos portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131056322904064