Porto sem papel e desempenho portuário: JUP e JUL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19298 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
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Porto sem papel e desempenho portuário: JUP e JULJanela Única PortuáriaJanela Única LogísticaDesempenho portuárioSatisfaçãoSingle Port WindowLogistics Single WindowPort performanceSatisfactionMestrado em Ciências EmpresariaisO presente trabalho tem como propósito estudar a avaliação e as implicações da desmaterialização documental no desempenho portuário, objetivando-se: (i) Analisar os procedimentos da JUP e os seus efeitos na qualidade do serviço portuário; (ii) Analisar os procedimentos da JUL e seus efeitos na qualidade do serviço portuário; (iii) Analisar o efeito conjunto da JUP e JUL no desempenho portuário. Optou-se por um tipo de investigação com as características dos estudos quantitativos e não experimentais em corte transversal, descritivos e correlacionais, no qual se procura estudar o modo como as variáveis independentes (características da JUP e características da JUL) se refletem na variável dependente (satisfação dos clientes). O instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário elaborado ad hoc. A amostra em estudo é do tipo não probabilístico por conveniência ou acidental, constituída por 32 inquiridos, nomeadamente de agências de navegação (43,8%), transitários (28,1%), despachante oficial (12,5%), autoridade portuária (6,3%), operadores ferroviários (6,3%) e operador terminal (3,1%). Na globalidade, os inquiridos têm mais conhecimento da JUP comparativamente à JUL, uma vez que lhe reconheceram mais características. Os clientes mais satisfeitos são os que reconhecem que a JUP permite a informação do transporte ferroviário (p=0,015). Os inquiridos que consideram que a JUL permite a notificação prévia da chegada do camião/comboio manifestam mais satisfação (p=0,33).This work aims to study the evaluation and implications of documentary dematerialization on port performance, aiming to: (i) analyze the procedures of the LPW and their effects on the quality of port service; (ii) Analyze LSW procedures and their effects on port service quality; (iii) Analyze the joint effect of LPW and LSW on port performance. We opted for a type of investigation with the characteristics of quantitative and non-experimental cross-sectional, descriptive and correlational studies, which seeks to study how the independent variables (LPW characteristics and LSW characteristics) are reflected in the dependent variable (client?s satisfaction). The data collection instrument was the ad hoc questionnaire survey. The sample under study is non-probabilistic for convenience or accidental type, consisting of 32 respondents, namely shipping agencies (43.8%), freight forwarders (28.1%), official dispatcher (12.5%), port authority (6.3%), rail operators (6.3%) and terminal operator (3.1%). Overall, respondents are more knowledgeable about the LPW compared to the LSW, as they have recognized more features. The most satisfied customers are those who recognize that LPW allows rail transport information (p=0.015). Respondents who consider that LSW allows advance notification of the arrival of the truck /train express more satisfaction (p=0.33).Instituto Superior de Economia e GestãoFelício, José AugustoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Diogo Jorge Alves2020-01-14T14:19:21Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19298porFerreira, Diogo Jorge Alves (2019). "Porto sem papel e desempenho portuário: JUP e JUL". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:12.653423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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