Educação ambiental e Educação Física: uma relação possível e necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11769 |
Resumo: | Devido à necessidade das sociedades contemporâneas em desenvolver valores socio ambientais, face à atual crise socio ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge como auxílio para a aquisição de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. A Educação Física (EF) pode ampliar, nos alunos, o interesse por estes valores, através da experiência adquirida e apropriada pelo corpo, nas suas aulas, pois promove a aquisição de hábitos e de comportamentos e, portanto, oferece aos alunos a compreensão do próprio corpo enquanto primeiro ambiente. Dada a importância da EA no currículo escolar, como uma dimensão a ser desenvolvida em todas as áreas do conhecimento, no sentido de promover reflexões e ações quanto à realidade socio ambiental, considera-se significativo refletir sobre a relação da EF com a EA. Por outro lado, é também importante analisar os meios e contextos, neste caso, o Plano Regional da Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores e os Programas Nacionais de Educação Física, que permitem e «certificam» uma intervenção pedagógica com a EA, dos professores de EF, e a partir disso, elaborar propostas que possam contribuir para a sua efetividade, e em simultâneo, reforçar a sua importância na escola, enquanto área disciplinar. O sucesso das respostas aos novos desafios, exigências e expetativas que, atualmente, recaem sobre a escola, parece depender da conceção das estratégias organizacionais que a escola define, tendo em conta as características do contexto e das populações que serve. Depende por isso do modo como os atores chave se organizam e trabalham. Tomando como ponto de partida experiencias profissionais e pessoais, este relatório constitui uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento de EF através da sua relação com a EA, contextualizando a realidade do seu meio ambiente, sociedade e cultura, elaborando uma síntese das suas necessidades, e uma discussão que visa «explorar» as possibilidades e vantagens desta relação. Nesse sentido, este relatório visa compreender como os professores de EF em suas ações pedagógico-didáticas podem estabelecer relações com o tema meio ambiente, no contexto da Região Autónoma dos Açores. |
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Educação ambiental e Educação Física: uma relação possível e necessáriaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAEDUCAÇÃO AMBIENTALSPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGENVIRONMENTAL EDUCATIONDevido à necessidade das sociedades contemporâneas em desenvolver valores socio ambientais, face à atual crise socio ambiental, a Educação Ambiental (EA) surge como auxílio para a aquisição de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. A Educação Física (EF) pode ampliar, nos alunos, o interesse por estes valores, através da experiência adquirida e apropriada pelo corpo, nas suas aulas, pois promove a aquisição de hábitos e de comportamentos e, portanto, oferece aos alunos a compreensão do próprio corpo enquanto primeiro ambiente. Dada a importância da EA no currículo escolar, como uma dimensão a ser desenvolvida em todas as áreas do conhecimento, no sentido de promover reflexões e ações quanto à realidade socio ambiental, considera-se significativo refletir sobre a relação da EF com a EA. Por outro lado, é também importante analisar os meios e contextos, neste caso, o Plano Regional da Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores e os Programas Nacionais de Educação Física, que permitem e «certificam» uma intervenção pedagógica com a EA, dos professores de EF, e a partir disso, elaborar propostas que possam contribuir para a sua efetividade, e em simultâneo, reforçar a sua importância na escola, enquanto área disciplinar. O sucesso das respostas aos novos desafios, exigências e expetativas que, atualmente, recaem sobre a escola, parece depender da conceção das estratégias organizacionais que a escola define, tendo em conta as características do contexto e das populações que serve. Depende por isso do modo como os atores chave se organizam e trabalham. Tomando como ponto de partida experiencias profissionais e pessoais, este relatório constitui uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento de EF através da sua relação com a EA, contextualizando a realidade do seu meio ambiente, sociedade e cultura, elaborando uma síntese das suas necessidades, e uma discussão que visa «explorar» as possibilidades e vantagens desta relação. Nesse sentido, este relatório visa compreender como os professores de EF em suas ações pedagógico-didáticas podem estabelecer relações com o tema meio ambiente, no contexto da Região Autónoma dos Açores.Due to the need of contemporary societies to develop socio-environmental values, in the face of the current socio-environmental crisis, Environmental Education emerges as an aid for the acquisition of social values, knowledge, skills, attitudes and know-hows heading for the conservation of the environment. Physical Education can increase, in students, the interest in these values, through the experience acquired by the body, in their classes, as it promotes the acquisition of habits and behaviors. Therefore, it offers students the understanding of their own body as first environment. Given the importance of Environmental Education in the school curriculum, as a dimension to be developed in all areas of knowledge, in order to promote reflections and actions regarding the socioenvironmental reality, it is considered significant to reflect on the relationship between Physical Education and Environmental Education. On the other hand, it is also important to analyze the means and contexts, in this case, the Regional Plan for the Awareness of the Environmental Education in the Azores and the National Physical Education Programs, which allow and “certify” a pedagogical intervention with the Environmental Education, of Physical Education teachers, and from that, develop proposals that can contribute to its effectiveness, and at the same time reinforce its importance in schools, as a disciplinary area. The success of the responses to new challenges, demands and expectations that currently fall on the school, seems to depend on the organizational strategies that the school defines, taking into account the characteristics of the context and the populations it serves. So it depends on the way that key actors organize and work. Taking professional and personal experiences as a starting point, this report is a reflection on the possibilities of developing Physical Education through its relationship with Environmental Education, contextualizing the reality of its environment, society and culture, elaborating a synthesis of its needs, and a discussion that aims to "explore" the possibilities and advantages of this relationship. In this sense, this report aims to understand how Physical Education teachers in their pedagogical-didactic actions can establish relationships with the environment theme, in the context of the Autonomous Region of the Azores.2021-04-05T15:10:30Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11769TID:202690563porMedeiros, Henrique Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:00.133650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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