Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antão, Ricardo Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8850
Resumo: A aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro.
id RCAP_1279e8146fd1d3c49c58c4c0680a4bc3
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e tromboneTromboneEufónioDoublingAcústicaEuphoniumAcousticsA aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro.The learning of a second instrument is an increasingly frequent practice, especially regarding the trombone/euphonium duality. Nonetheless, seldom is the student told about the structural and acoustic differences between instruments, which leads to an empirical and gradual approach that disregards all the technical and artistic possibilities already explored. This dissertation addresses this problematic, with special focus in the following topics: (i) assess possible structural and acoustical differences between euphonium and trombone; (ii) understand which technical details may be transferred between instruments, so as to benefit the practice of doubling. Hence, 7 surveys were done. One questionnaire survey to an instrument technician from Yamaha Corporation; One interview and five questionnaire surveys to professional musicians with international careers which require doubling. Acoustical measurements were made, in order to assess if the acoustical differences, reported by performers and public alike, and regarding both instruments, have parallel in the spectrum. Finally, one original piece for euphonium and trombone was commissioned to Daniel Moreira. The piece, entitled As Três Faces da Serra, artistically materializes the motivations behind the present study. The results point towards a greater ease in doubling due to an enhanced awareness of technical and acoustical differences. It was concluded that greater facility in the technical field of one instrument allows the transfer of knowledge to the practice of the other, and that this transfer is one-one. That is, the practice of the second instrument brings benefits to the practice of the former.Coimbra, Daniela da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAntão, Ricardo Rodrigues2016-12-16T16:01:01Z2014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8850TID:201345854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:36.127687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
title Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
spellingShingle Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
Antão, Ricardo Rodrigues
Trombone
Eufónio
Doubling
Acústica
Euphonium
Acoustics
title_short Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
title_full Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
title_fullStr Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
title_full_unstemmed Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
title_sort Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
author Antão, Ricardo Rodrigues
author_facet Antão, Ricardo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coimbra, Daniela da Costa
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Antão, Ricardo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Trombone
Eufónio
Doubling
Acústica
Euphonium
Acoustics
topic Trombone
Eufónio
Doubling
Acústica
Euphonium
Acoustics
description A aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-06
2014-11-06T00:00:00Z
2016-12-16T16:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8850
TID:201345854
url http://hdl.handle.net/10400.22/8850
identifier_str_mv TID:201345854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474924929024