Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8850 |
Resumo: | A aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro. |
id |
RCAP_1279e8146fd1d3c49c58c4c0680a4bc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e tromboneTromboneEufónioDoublingAcústicaEuphoniumAcousticsA aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro.The learning of a second instrument is an increasingly frequent practice, especially regarding the trombone/euphonium duality. Nonetheless, seldom is the student told about the structural and acoustic differences between instruments, which leads to an empirical and gradual approach that disregards all the technical and artistic possibilities already explored. This dissertation addresses this problematic, with special focus in the following topics: (i) assess possible structural and acoustical differences between euphonium and trombone; (ii) understand which technical details may be transferred between instruments, so as to benefit the practice of doubling. Hence, 7 surveys were done. One questionnaire survey to an instrument technician from Yamaha Corporation; One interview and five questionnaire surveys to professional musicians with international careers which require doubling. Acoustical measurements were made, in order to assess if the acoustical differences, reported by performers and public alike, and regarding both instruments, have parallel in the spectrum. Finally, one original piece for euphonium and trombone was commissioned to Daniel Moreira. The piece, entitled As Três Faces da Serra, artistically materializes the motivations behind the present study. The results point towards a greater ease in doubling due to an enhanced awareness of technical and acoustical differences. It was concluded that greater facility in the technical field of one instrument allows the transfer of knowledge to the practice of the other, and that this transfer is one-one. That is, the practice of the second instrument brings benefits to the practice of the former.Coimbra, Daniela da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAntão, Ricardo Rodrigues2016-12-16T16:01:01Z2014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8850TID:201345854porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:36.127687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
title |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
spellingShingle |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone Antão, Ricardo Rodrigues Trombone Eufónio Doubling Acústica Euphonium Acoustics |
title_short |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
title_full |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
title_fullStr |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
title_full_unstemmed |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
title_sort |
Diferenças estruturais e sonoras entre eufónio e trombone |
author |
Antão, Ricardo Rodrigues |
author_facet |
Antão, Ricardo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coimbra, Daniela da Costa Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antão, Ricardo Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trombone Eufónio Doubling Acústica Euphonium Acoustics |
topic |
Trombone Eufónio Doubling Acústica Euphonium Acoustics |
description |
A aprendizagem de um segundo instrumento é uma prática cada vez mais frequente, especialmente no tocante à dualidade trombone/eufónio. No entanto, no início desta prática raramente se abordam as diferenças organológicas e sonoras entre os dois instrumentos, deparando-se o aluno com uma série de fatores que vai descobrindo gradualmente e resolvendo de forma empírica, não consciente de todas as possibilidades técnicas e artísticas que pode explorar. Esta tese aborda esta problemática, com especial enfoque nos seguintes tópicos: (i) aferir possíveis diferenças organológicas e sonoras entre o eufónio e o trombone; (ii) entender que detalhes técnicos podem ser transferidos entre os instrumentos, de modo a beneficiar a prática de ambos pelos instrumentistas que fazem doubling. Desta forma, foram realizados um total de 7 inquéritos. Um inquérito por questionário a um construtor de instrumentos da marca Yamaha, um inquérito por entrevista e cinco inquéritos por questionário a músicos profissionais com carreira internacional, que fazem a prática de doubling dos instrumentos na sua atividade. Adicionalmente, foram efetuadas medições sonoras a fim de verificar se as diferenças tímbricas descritas comummente por executantes e pelo público no tocante ao trombone e o eufónio encontram paralelo no espectro sonoro. Finalmente, foi encomendada e estreada uma obra original para eufónio e trombone, de Daniel Moreira, As Três Faces da Serra de forma a concretizar artisticamente as motivações que levaram à realização do presente estudo. Os resultados apontam para uma maior facilidade em alternar a prática dos instrumentos quando se possui uma consciência sistematizada das suas diferenças ao nível técnico e sonoro. Conclui-se que uma maior facilidade no domínio técnico de um instrumento permite a transferência dos conhecimentos adquiridos para a prática do outro, e que esta transferência é biunívoca. Ou seja, a prática do segundo instrumento permite por sua vez benefícios para a prática do primeiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-06 2014-11-06T00:00:00Z 2016-12-16T16:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8850 TID:201345854 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8850 |
identifier_str_mv |
TID:201345854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474924929024 |