A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosário, João Miguel Prazeres do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35582
Resumo: O presente trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Universidade de Évora. Relativamente à estrutura, encontra-se dividido em duas secções distintas, a primeira corresponde ao relatório de estágio e à Prática de Ensino Supervisionada, ano letivo 2021/2022, no Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), na classe de eufónios e tubas orientada pelo professor Bruno Pascoal. A segunda secção refere-se ao projeto de investigação com o título A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio, tendo como ponto de partida investigar a introdução de diferentes estilos musicais, através da transcrição de obras específicas, poderá ou não desempenhar um papel relevante na aprendizagem do eufónio. A metodologia aplicada (investigação - ação) e o seu carácter qualitativo (recolha de informação através de questionários) permitirá ao mestrando obter resultados concretos na investigação. Por último, através dos resultados obtidos na pesquisa será possível definir estratégias no processo ensino-aprendizagem e encontrar novos caminhos que permitam, cada vez mais, incentivar os alunos a desenvolver motivação para estudar o seu instrumento enquanto adquirem experiência em variados estilos de música e se tornam, por isso, músicos mais versáteis; Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the euphonium Abstract: This research work comes within the scope of the Master in Music Teaching held at the University of Évora. Regarding the structure, it is divided into two distinct sections, the first corresponds to the internship report and the Supervised Teaching Practice, academic year 2021/2022, at the Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), in the class of euphoniums and tubas guided by Professor Bruno Pascoal. The second section refers to the research project entitled Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the Euphonium, having as a starting point to investigate whether the introduction of different musical styles, through the transcription of specific works, can or will not play a relevant role in learning the euphonium. The applied methodology (research - action) and its qualitative character (collection of information through questionnaires) will allow the master's student to obtain concrete results in the investigation. Finally, through the results obtained in the research, it will be possible to define strategies in the teaching-learning process and find new ways that allow, more and more, to encourage students to develop motivation to study their instrument while acquiring experience in different styles of music and they therefore become more versatile musicians.
id RCAP_2c7cc9ddc70b52fe66cf1b05baea87a0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do EufónioEufónioEnsinoTranscriçãoAprendizagemMotivaçãoEuphoniumTeachingTranscriptionLearningMotivationO presente trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Universidade de Évora. Relativamente à estrutura, encontra-se dividido em duas secções distintas, a primeira corresponde ao relatório de estágio e à Prática de Ensino Supervisionada, ano letivo 2021/2022, no Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), na classe de eufónios e tubas orientada pelo professor Bruno Pascoal. A segunda secção refere-se ao projeto de investigação com o título A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio, tendo como ponto de partida investigar a introdução de diferentes estilos musicais, através da transcrição de obras específicas, poderá ou não desempenhar um papel relevante na aprendizagem do eufónio. A metodologia aplicada (investigação - ação) e o seu carácter qualitativo (recolha de informação através de questionários) permitirá ao mestrando obter resultados concretos na investigação. Por último, através dos resultados obtidos na pesquisa será possível definir estratégias no processo ensino-aprendizagem e encontrar novos caminhos que permitam, cada vez mais, incentivar os alunos a desenvolver motivação para estudar o seu instrumento enquanto adquirem experiência em variados estilos de música e se tornam, por isso, músicos mais versáteis; Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the euphonium Abstract: This research work comes within the scope of the Master in Music Teaching held at the University of Évora. Regarding the structure, it is divided into two distinct sections, the first corresponds to the internship report and the Supervised Teaching Practice, academic year 2021/2022, at the Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), in the class of euphoniums and tubas guided by Professor Bruno Pascoal. The second section refers to the research project entitled Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the Euphonium, having as a starting point to investigate whether the introduction of different musical styles, through the transcription of specific works, can or will not play a relevant role in learning the euphonium. The applied methodology (research - action) and its qualitative character (collection of information through questionnaires) will allow the master's student to obtain concrete results in the investigation. Finally, through the results obtained in the research, it will be possible to define strategies in the teaching-learning process and find new ways that allow, more and more, to encourage students to develop motivation to study their instrument while acquiring experience in different styles of music and they therefore become more versatile musicians.Universidade de Évora2023-10-10T11:45:22Z2023-10-102023-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35582http://hdl.handle.net/10174/35582TID:203361946porDepartamento de Músicajoaomiguelrosario@hotmail.com203Rosário, João Miguel Prazeres doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:39:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:58.973750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
title A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
spellingShingle A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
Rosário, João Miguel Prazeres do
Eufónio
Ensino
Transcrição
Aprendizagem
Motivação
Euphonium
Teaching
Transcription
Learning
Motivation
title_short A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
title_full A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
title_fullStr A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
title_full_unstemmed A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
title_sort A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio
author Rosário, João Miguel Prazeres do
author_facet Rosário, João Miguel Prazeres do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosário, João Miguel Prazeres do
dc.subject.por.fl_str_mv Eufónio
Ensino
Transcrição
Aprendizagem
Motivação
Euphonium
Teaching
Transcription
Learning
Motivation
topic Eufónio
Ensino
Transcrição
Aprendizagem
Motivação
Euphonium
Teaching
Transcription
Learning
Motivation
description O presente trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Universidade de Évora. Relativamente à estrutura, encontra-se dividido em duas secções distintas, a primeira corresponde ao relatório de estágio e à Prática de Ensino Supervisionada, ano letivo 2021/2022, no Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), na classe de eufónios e tubas orientada pelo professor Bruno Pascoal. A segunda secção refere-se ao projeto de investigação com o título A transcrição musical como meio para a diversidade estilística na aprendizagem do Eufónio, tendo como ponto de partida investigar a introdução de diferentes estilos musicais, através da transcrição de obras específicas, poderá ou não desempenhar um papel relevante na aprendizagem do eufónio. A metodologia aplicada (investigação - ação) e o seu carácter qualitativo (recolha de informação através de questionários) permitirá ao mestrando obter resultados concretos na investigação. Por último, através dos resultados obtidos na pesquisa será possível definir estratégias no processo ensino-aprendizagem e encontrar novos caminhos que permitam, cada vez mais, incentivar os alunos a desenvolver motivação para estudar o seu instrumento enquanto adquirem experiência em variados estilos de música e se tornam, por isso, músicos mais versáteis; Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the euphonium Abstract: This research work comes within the scope of the Master in Music Teaching held at the University of Évora. Regarding the structure, it is divided into two distinct sections, the first corresponds to the internship report and the Supervised Teaching Practice, academic year 2021/2022, at the Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), in the class of euphoniums and tubas guided by Professor Bruno Pascoal. The second section refers to the research project entitled Musical transcription as a means for stylistic diversity in learning the Euphonium, having as a starting point to investigate whether the introduction of different musical styles, through the transcription of specific works, can or will not play a relevant role in learning the euphonium. The applied methodology (research - action) and its qualitative character (collection of information through questionnaires) will allow the master's student to obtain concrete results in the investigation. Finally, through the results obtained in the research, it will be possible to define strategies in the teaching-learning process and find new ways that allow, more and more, to encourage students to develop motivation to study their instrument while acquiring experience in different styles of music and they therefore become more versatile musicians.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-10T11:45:22Z
2023-10-10
2023-07-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35582
http://hdl.handle.net/10174/35582
TID:203361946
url http://hdl.handle.net/10174/35582
identifier_str_mv TID:203361946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
joaomiguelrosario@hotmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136722329534464