As perceções dos educadores de infância face à educação sexual com crianças com necessidades educativas específicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Marta Sofia Mateus
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18476
Resumo: A educação sexual é uma temática importante, pois a sexualidade é algo natural e integrante da vida do ser humano e contribuí para a sua identidade e para o seu bem-estar físico e psicológico. Não obstante, na educação pré-escolar não é obrigatória a integração da educação sexual no currículo, nem existem indicações sobre a diferenciação com crianças com Necessidades Educativas Específicas (NEE). De forma a contribuir para o aumento do conhecimento sobre a temática, realizou-se uma investigação de carácter qualitativo, que pretendia estudar as perceções dos educadores de infância em relação à educação sexual com crianças com NEE. Recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada aplicada a seis educadoras de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), do distrito de Faro. Os resultados mais significativos revelam que os educadores de infância apresentam pouca formação sobre educação sexual, o que leva também a que haja uma reduzida implementação de programas de educação sexual na sua prática pedagógica. Referem igualmente que há pouca comunicação com os pais sobre a temática da educação sexual. No entanto, transmitem experiências e reflexões bastantes enriquecedoras decorrentes da sua prática profissional.
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