A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carapeto, Cátia Alexandra Simões de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12873
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino Pré-Escolar
id RCAP_128a30b8758ede64b5366d895961f18c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?Jardim de infânciaMetodologia de trabalho de projetoAutonomiaCriançasChildrenKindergartenProject work methodologyAutonomyRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino Pré-EscolarO presente relatório é desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC), Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), do Mestrado de Educação Pré-Escolar que decorreu entre o dia 24 de setembro de 2018 e o dia 30 de novembro de 2018, em contexto de jardim de infância e com um grupo de 20 crianças entre os 2 e os 3 anos de idade. O principal objetivo deste relatório é narrar e refletir acerca da ação pedagógica realizada ao longo destes meses, evidenciar as intenções pedagógicas para a ação e a sua realização, apresentar a investigação realizada e por fim refletir sobre o processo de construção da profissionalidade docente. O relatório tem por base uma abordagem à Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), que defende um ensino ativo e participativo das crianças e que desta forma promove o desenvolvimento da sua autonomia, temática na qual recai a minha investigação. A metodologia de investigação utilizada é a investigação-ação (I-A) de natureza qualitativa, onde é usada a técnica de observação direta para recolha de informação, com o recurso a instrumentos como notas de campo diárias, reflexões diárias e semanais, e fotografias. Os resultados indicam que a participação ativa das crianças é essencial no processo de aquisição da autonomia. Os instrumentos de investigação revelam a importância da participação das crianças nos momentos de planificação e avaliação de projetos, bem como na capacidade de fazer escolhas e tomar decisões nos diversos momentos da rotina diária para o desenvolvimento e aprendizagem da autonomia.ABSTRACT The present report it’s developed within the scope of the framework of the Supervised Professional Practice Curricular Unit II, of the Masters in Preschool Education which took place between the 24th of September 2018 and the 30th of November 2018, in the context of kindergarten and with a group of 20 childrens with the age of 2 and 3 years old. The principal objective of this report it’s to narrate and reflect about the pedagogical action realized during these months, evidencing the pedagogical intentions for it’s realization, presenting the investigation realized and, lastly, a reflection about the construction process of the teaching professionality. The report is based in an approach to the Project Work Methodology, which defends an active and participative teaching of the childrens and, in that way, promotes the development of its autonomy, thematic in which falls my investigation. The research methodology used is the investigation-action of qualitative nature, where is used the direct observation technique for the information collection, with the use of instruments like daily field notes, daily/weekly reflections and photos. The results show that the active participation of the childrens it’s essential in the acquisition of autonomy process. The investigation instruments reveal the importance of the participation of children in the planification and evaluation of projects, as well as in the capacity of making choices and taking decisions in the several moments of the daily routine for the development and learning of autonomy.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLCarapeto, Cátia Alexandra Simões de Oliveira2021-02-18T09:39:54Z2020-07-142020-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12873TID:202628701porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.141695Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
title A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
spellingShingle A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
Carapeto, Cátia Alexandra Simões de Oliveira
Jardim de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Autonomia
Crianças
Children
Kindergarten
Project work methodology
Autonomy
title_short A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
title_full A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
title_fullStr A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
title_full_unstemmed A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
title_sort A Metodologia de trabalho de projeto potência a autonomia?
author Carapeto, Cátia Alexandra Simões de Oliveira
author_facet Carapeto, Cátia Alexandra Simões de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carapeto, Cátia Alexandra Simões de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Autonomia
Crianças
Children
Kindergarten
Project work methodology
Autonomy
topic Jardim de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Autonomia
Crianças
Children
Kindergarten
Project work methodology
Autonomy
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-14
2020-07-14T00:00:00Z
2021-02-18T09:39:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12873
TID:202628701
url http://hdl.handle.net/10400.21/12873
identifier_str_mv TID:202628701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478441189376