As representações das crianças acerca da metodologia de trabalho de projeto e instrumentos de pilotagem no Modelo da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Sonia Isabel Canelas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13026
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling As representações das crianças acerca da metodologia de trabalho de projeto e instrumentos de pilotagem no Modelo da Escola ModernaAprendizagemJardim de infânciaMetodologia de trabalho de projetoMovimento da escola modernaModern school movimentProject work methodologyKindergartenLearningRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e resultou da Prática Profissional Supervisionada II desenvolvida em contexto socioeducativo de jardim-de-infância, no ano letivo de 2019/2020. A Prática Profissional Supervisionada II em jardim-de-infância teve lugar numa IPSS, com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade, contexto socioeducativo que procurei caraterizar e definir as respetivas intencionalidades pedagógicas no âmbito da minha prática. Em seguida, surge o capítulo que apresenta a investigação realizada, é identificada e fundamentada a problemática, depois apresenta-se a revisão da literatura sobre a mesma, identificando o roteiro metodológico e ético, antes da apresentação e discussão dos resultados, através das evidências recolhidas durante a prática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e foca-se na compreensão da operacionalidade do Modelo da Escola Moderna e na conceção das crianças relativamente aos Instrumentos de Pilotagem e à Metodologia de Trabalho de Projeto. A recolha de informação foi realizada através de observação direta e indireta. A observação direta foi documentada através de notas de campo e reflexões semanais enquanto que a observação indireta, através de análise documental, de inquérito e de entrevista. Por fim, a segunda parte do relatório é centrada na análise e reflexão acerca da Prática Profissional Supervisionada em dois contextos, creche e jardim-de-infância, tendo em conta a construção da minha profissionalidade enquanto futura educadora de infância, terminando com as considerações finais.ABSTRACT The following report was developed to describe the work developed in the scope of the Master´s Degree in Preschool Education and resulted from the Supervised Professional Practise evolved within the social and cultural contexts of the academic year 2019/2020. The Kindergarten PPS took place in an IPSS, with twenty one children with ages between three and five years old, a socio-educational context that I tried to characterize and define the pedagogical intentions for my practice. Then comes the chapter that presents the research carried out: the problem is identified and grounded, then the literature review, identifying the methodological and ethical script, then the results presentation and discussion, through the evidence collected during the internship period. The methodology used in the case study and focuses on understanding the operability of the Modern School Model and the conception of children in relation to the Piloting Instruments and the Project Work Methodology. The Data collection was done using diverse techniques, through the direct observation (documented in field notes and reflections), and indirect observation , through the analysis of documents (analysis of piloting instruments), and surveys by interview and interviews. Finally, the second part of the report focuses on the analysis and reflection on supervised professional practice in two contexts, nursery and kindergarten, taking into account the construction of my professionalism as a future kindergarten teacher, ending with the final considerations.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFuertes, MarinaRCIPLVitorino, Sonia Isabel Canelas2021-03-04T09:16:48Z2020-06-292020-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13026TID:202628396porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:02.773825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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