O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Mariana Raquel Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12940
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3f01e907eef1dfa6aec9e094a798eb86
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12940
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projetoEducação de infânciaJardim de infânciaMetodologia de trabalho de projetoPrática profissional supervisionadaCriançasChildrenChildhood educationKindergartenProject work methodologySupervised professional practiceRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e tem como objetivo refletir e registar de forma sistemática e fundamentada as vivências sentidas ao longo do período do estágio, evidenciando as aprendizagens realizadas em jardim de infância (JI), com um grupo de vinte crianças, uma educadora de infância, uma assistente operacional e uma supervisora. Apresenta como problemática “O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de Jardim de Infância sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP)”, que surgiu de um interesse e necessidade do contexto, tendo como objetivo refletir e analisar a utilização da referida metodologia com um grupo de crianças. A investigação caracteriza-se por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, seguindo as diretrizes de investigação-ação e utilizando como técnicas de recolha de informação, a observação, consulta documental e entrevistas e como instrumentos, os registos diários e as fotografias. As principais conclusões retiradas da investigação, prendem-se com o impacto que a MTP teve no grupo de crianças durante a prática profissional supervisionada, analisando a forma como as coloca no centro do seu processo educativo, enquanto agentes, e todas as ferramentas e momentos diversos que lhes proporciona. E a defesa do papel do/a educador/a de infância enquanto mediador/a e orientador/a, em momentos enriquecedores, promovendo espaços-tempos com as crianças, potenciando a sua participação, inclusive na construção do seu próprio conhecimento.ABSTRACT This report is based on Supervised Professional Practice II and aims to systematically and reasonably reflect and record the experiences experienced during the internship period, evidencing the apprenticeships carried out in a kindergarten (KG), with a group of twenty children, one kindergarten teacher, one assistant and a supervisor. It presents as problematic “What is a project? The conceptions of children in a kindergarten room about the Project Work Methodology”, which emerged from an interest and need of the context, aiming to reflect and analyze the use of the present methodology with a group of children. The investigation is characterized by an investigation of a qualitative and interpretative nature, based on an action investigation and using as techniques of information observation, the documentary consultation, interviews and as instruments, daily registers and photographs. The main conclusions drawn from the investigation are related to the impact that this methodology has on a group of children during supervised professional practice, analyzing how the placements at the center of their educational process, agents, and all the different tools and moments they provide. And the defense of the role of the educator as a mediator and advisor, in enriching moments, promotes spaces with children, enhancing their participation, including in the construction of their own knowledge.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaTomás, Catarina AlmeidaRCIPLLuís, Mariana Raquel Rodrigues2021-02-24T12:09:41Z2020-05-042020-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12940TID:202628418porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.423271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
title O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
spellingShingle O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
Luís, Mariana Raquel Rodrigues
Educação de infância
Jardim de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Prática profissional supervisionada
Crianças
Children
Childhood education
Kindergarten
Project work methodology
Supervised professional practice
title_short O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
title_full O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
title_fullStr O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
title_full_unstemmed O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
title_sort O que é um projeto? As conceções das crianças de uma sala de jardim de infância sobre a metodologia de trabalho de projeto
author Luís, Mariana Raquel Rodrigues
author_facet Luís, Mariana Raquel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Catarina Almeida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Mariana Raquel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Jardim de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Prática profissional supervisionada
Crianças
Children
Childhood education
Kindergarten
Project work methodology
Supervised professional practice
topic Educação de infância
Jardim de infância
Metodologia de trabalho de projeto
Prática profissional supervisionada
Crianças
Children
Childhood education
Kindergarten
Project work methodology
Supervised professional practice
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
2020-05-04T00:00:00Z
2021-02-24T12:09:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12940
TID:202628418
url http://hdl.handle.net/10400.21/12940
identifier_str_mv TID:202628418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133479749812224