O ensino da regressão linear no ensino secundário: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6678 |
Resumo: | Possuir conhecimentos de Estatística que nos possibilitem sermos cidadãos críticos, reflexivos e participativos, quer a nível de decisões individuais quer coletivas, torna-se atualmente imprescindível. O papel da Estatística na vida da população tem-se tornado cada vez mais patente. Tal situação fez com que a Estatística fizesse, aos poucos, parte do currículo escolar dos alunos. É neste contexto que surge este trabalho que, no primeiro capítulo, pretende descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Os segundo e terceiro capítulos apresentam uma breve descrição da história da estatística e uma revisão de alguns conceitos lecionados no ensino básico e secundário, permitindo aos leitores deste trabalho uma clarificação desses conceitos. Por forma a demonstrar a importância da utilização da informática na estatística, neste trabalho utilizam-se o programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 19, e o programa de geometria dinâmica Geogebra como apoio informático. A escolha por este programa prende-se como o facto de por um lado ser de utilização gratuita e por outro lado ser um programa utilizado nas escolas e ao qual os manuais adotados fazem referência. No terceiro capítulo faz-se ainda uma análise crítica a alguns manuais do 10º ano de escolaridade, de forma a alertar para gralhas e incorreções, onde o estudo da regressão linear assume o papel principal. É nossa intenção com este trabalho contribuir para a melhoria do ensino da Estatística, nomeadamente, na parte que diz respeito ao ensino da regressão linear ao apresentarmos uma proposta de intervenção e por outro ao identificarmos e corrigirmos algumas incorreções, relativas ao tema de Estatística, presentes em alguns dos manuais adotados nas escolas. |
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Possuir conhecimentos de Estatística que nos possibilitem sermos cidadãos críticos, reflexivos e participativos, quer a nível de decisões individuais quer coletivas, torna-se atualmente imprescindível. O papel da Estatística na vida da população tem-se tornado cada vez mais patente. Tal situação fez com que a Estatística fizesse, aos poucos, parte do currículo escolar dos alunos. É neste contexto que surge este trabalho que, no primeiro capítulo, pretende descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Os segundo e terceiro capítulos apresentam uma breve descrição da história da estatística e uma revisão de alguns conceitos lecionados no ensino básico e secundário, permitindo aos leitores deste trabalho uma clarificação desses conceitos. Por forma a demonstrar a importância da utilização da informática na estatística, neste trabalho utilizam-se o programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 19, e o programa de geometria dinâmica Geogebra como apoio informático. A escolha por este programa prende-se como o facto de por um lado ser de utilização gratuita e por outro lado ser um programa utilizado nas escolas e ao qual os manuais adotados fazem referência. No terceiro capítulo faz-se ainda uma análise crítica a alguns manuais do 10º ano de escolaridade, de forma a alertar para gralhas e incorreções, onde o estudo da regressão linear assume o papel principal. É nossa intenção com este trabalho contribuir para a melhoria do ensino da Estatística, nomeadamente, na parte que diz respeito ao ensino da regressão linear ao apresentarmos uma proposta de intervenção e por outro ao identificarmos e corrigirmos algumas incorreções, relativas ao tema de Estatística, presentes em alguns dos manuais adotados nas escolas. |
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