A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7127
Resumo: No presente trabalho pretende-se descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) e, em particular, apresentar os Meios e Recursos didáticos (MRD) construídos e utilizados ao longo do Estágio, bem como analisar e compreender de que forma estes poderão contribuir para a aprendizagem da Matemática. Nos programas de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário é recomendado o uso de MRD, cuja utilização complementa a abordagem dinâmica ao estudo da Geometria. O trabalho apresentado está dividido em três capítulos. O primeiro é dedicado à reflexão sobre a pertinência do tema em estudo e à importância do uso dos Meios e Recursos Didáticos no ensino da Matemática e em particular no ensino da Geometria. Apresentam-se e discutem-se várias definições que diversos autores foram enunciando de Meios e Recursos Didáticos, as suas funções e caraterísticas, os princípios que legitimam a sua utilização, terminando com a apresentação e caraterização de alguns MRD, evidenciando algumas das suas vantagens. No segundo capítulo, aborda-se o uso de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria, fazendo uma breve referência aos Programas do Ensino Básico e Secundário e outros documentos que consideramos pertinentes. Por fim, no último capítulo, apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, dando enfase aos MRD construídos e utilizados, na procura de uma construção mais positiva e sólida de novos conceitos. Desta forma, o aluno cria uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo mais facilmente os conteúdos matemáticos trabalhados, contribuindo para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.
id RCAP_99bd28de1a536c32848404ac8b1ffd13
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e SecundárioMatemáticaEnsino/aprendizagemMateriais didáticosEnsino básicoEnsino secundárioEstágiosMateriais manipuláveisPrática de ensino supervisionadaNo presente trabalho pretende-se descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) e, em particular, apresentar os Meios e Recursos didáticos (MRD) construídos e utilizados ao longo do Estágio, bem como analisar e compreender de que forma estes poderão contribuir para a aprendizagem da Matemática. Nos programas de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário é recomendado o uso de MRD, cuja utilização complementa a abordagem dinâmica ao estudo da Geometria. O trabalho apresentado está dividido em três capítulos. O primeiro é dedicado à reflexão sobre a pertinência do tema em estudo e à importância do uso dos Meios e Recursos Didáticos no ensino da Matemática e em particular no ensino da Geometria. Apresentam-se e discutem-se várias definições que diversos autores foram enunciando de Meios e Recursos Didáticos, as suas funções e caraterísticas, os princípios que legitimam a sua utilização, terminando com a apresentação e caraterização de alguns MRD, evidenciando algumas das suas vantagens. No segundo capítulo, aborda-se o uso de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria, fazendo uma breve referência aos Programas do Ensino Básico e Secundário e outros documentos que consideramos pertinentes. Por fim, no último capítulo, apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, dando enfase aos MRD construídos e utilizados, na procura de uma construção mais positiva e sólida de novos conceitos. Desta forma, o aluno cria uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo mais facilmente os conteúdos matemáticos trabalhados, contribuindo para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.The present report proporses to describe the activity performed during the Supervised Teaching Practice (Internship) and, in particular, to present the Didactic Means and Resources (MRD) built and used along the stage, as well as analyze and understand how these may contribute to the learning of mathematics. In mathematics programs of the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education is recommended to use MRD, to complement the dynamic approach to the study of Geometry. The presented work is divided into three chapters. The first is devoted to reflection on the relevance of the topic under study and the importance of the use of Didactic Means and Resources in mathematics education and in particular the teaching of geometry. There are presented and discussed various definitions that several authors were enunciating Ways and Means of Teaching, its functions and features, the principles that legitimize their use, ending with the presentation and characterization of some MRD, showing some of its advantages. The second chapter addresses the use of Didactic Means and Resources in Teaching Geometry, doing a brief review of the Program of Basic and Secondary Education and other documents considered relevant. Finally, the last chapter presents the work done over the teaching practice, giving emphasis to the MRD created and used, in search of a more positive and solid construction of new concepts. Thus, the student creates a greater bond between the concrete and the abstract, understanding more easily the worked mathematical contents, contributing to an improvement in the teaching-learning process.2016-12-16T11:24:23Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7127porPinto, Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:32Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:38.883995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
title A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
spellingShingle A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
Pinto, Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeira
Matemática
Ensino/aprendizagem
Materiais didáticos
Ensino básico
Ensino secundário
Estágios
Materiais manipuláveis
Prática de ensino supervisionada
title_short A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
title_full A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
title_fullStr A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
title_full_unstemmed A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
title_sort A utilização de meios e recursos didáticos no ensino da Geometria no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
author Pinto, Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeira
author_facet Pinto, Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Olívia Maria Ribeiro Pontes Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem
Materiais didáticos
Ensino básico
Ensino secundário
Estágios
Materiais manipuláveis
Prática de ensino supervisionada
topic Matemática
Ensino/aprendizagem
Materiais didáticos
Ensino básico
Ensino secundário
Estágios
Materiais manipuláveis
Prática de ensino supervisionada
description No presente trabalho pretende-se descrever a atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada (Estágio) e, em particular, apresentar os Meios e Recursos didáticos (MRD) construídos e utilizados ao longo do Estágio, bem como analisar e compreender de que forma estes poderão contribuir para a aprendizagem da Matemática. Nos programas de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário é recomendado o uso de MRD, cuja utilização complementa a abordagem dinâmica ao estudo da Geometria. O trabalho apresentado está dividido em três capítulos. O primeiro é dedicado à reflexão sobre a pertinência do tema em estudo e à importância do uso dos Meios e Recursos Didáticos no ensino da Matemática e em particular no ensino da Geometria. Apresentam-se e discutem-se várias definições que diversos autores foram enunciando de Meios e Recursos Didáticos, as suas funções e caraterísticas, os princípios que legitimam a sua utilização, terminando com a apresentação e caraterização de alguns MRD, evidenciando algumas das suas vantagens. No segundo capítulo, aborda-se o uso de Meios e Recursos Didáticos no Ensino da Geometria, fazendo uma breve referência aos Programas do Ensino Básico e Secundário e outros documentos que consideramos pertinentes. Por fim, no último capítulo, apresenta-se o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, dando enfase aos MRD construídos e utilizados, na procura de uma construção mais positiva e sólida de novos conceitos. Desta forma, o aluno cria uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo mais facilmente os conteúdos matemáticos trabalhados, contribuindo para uma melhoria no processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16T11:24:23Z
2016-12-16T00:00:00Z
2016-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7127
url http://hdl.handle.net/10348/7127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137132687654912