Kola San Jon de Santo Antão, Cabo Verde: recurso pedagógico para escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria do Rosário
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2161
Resumo: A presente dissertação teve como propósito abordar, numa perspetiva pedagógica, uma manifestação do património cultural de Santo Antão, Cabo Verde, conhecida por Kola San Jon. O quadro teórico deste estudo envolveu o aprofundamento de questões em dois domínios fundamentais: teorias e práticas de Educação Patrimonial; e estratégias utilizadas na formação de professores relacionadas com as práticas performativas e linguagens artísticas que caracterizam o ritual do Kola San Jon. Com o intuito de compreender tal ritual, desenvolveu-se um estudo de caso com recurso a diversos instrumentos para a recolha de dados: Análise Documental, Observação, Registo Audiovisual, Questionário e Entrevista. A amostra é constituída por vinte e seis estudantes do 4º ano de Educação Artística com idades compreendidas entre 21 aos 37 anos (catorze do sexo feminino e doze do sexo masculino) e mais quatro professores ligados à Educação Artística e Patrimonial. Os resultados obtidos evidenciam que a abordagem de tais fenómenos na formação de professores de Educação Artística no Instituto Universitário de Educação (IUE), atualmente denominado de Faculdade de Educação e Desporto (FAED), se revela como um instrumento de promoção patrimonial, inovação e mudança em termos curriculares na Escola Básica. O projeto permite a todos os participantes ampliar o conhecimento que têm de si e facilita a abertura da escola à comunidade, incentivando a valorização das artes e tradições. Nota-se, também, que o sistema educativo cabo-verdiano tem um papel primordial na consciencialização de novas gerações para estas tradições, contrariando a tendência incutida durante séculos, de enfatizar apenas o que é do “outro”, negligenciando, ignorando, ou desvalorizando aquilo que é nosso. Os passos básicos do Kola San Jon e as representações da coladeira e do tamboreiro significam claramente aspetos importantes da vida e dos modos de ser do povo cabo-verdiano, no geral e do santatonense em particular, o que leva a concluir também que os conceitos antropológicos ajudam a identificar e a descrever os fenómenos artísticos e a sua relação com as culturas a eles associados. As roupas, os instrumentos e os adereços constituem verdadeiras obras de arte que devem ser valorizadas, respeitadas e preservadas de geração em geração e tais projetos escolares constituem um forte factor influente de desenvolvimento pessoal e social, que predispõem para a mudança de valores e de atitudes que tendem a perpetuar práticas assimilacionistas e reprodutoras de preconceitos e de estereótipos. Espera-se que estudos como este providenciem uma base para o desenvolvimento de um currículo pluralista, que promovam o conhecimento e a compreensão da identidade nacional.
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spelling Kola San Jon de Santo Antão, Cabo Verde: recurso pedagógico para escola básicaKola San JonRitualCulturaEducação PatrimonialEducação artísticaKola San JonRitualCulturePatrimonial educationArtistic educationKolá Son JonRituálKulturaEdukasãu patrimonialEdukasãu ArtijtikaA presente dissertação teve como propósito abordar, numa perspetiva pedagógica, uma manifestação do património cultural de Santo Antão, Cabo Verde, conhecida por Kola San Jon. O quadro teórico deste estudo envolveu o aprofundamento de questões em dois domínios fundamentais: teorias e práticas de Educação Patrimonial; e estratégias utilizadas na formação de professores relacionadas com as práticas performativas e linguagens artísticas que caracterizam o ritual do Kola San Jon. Com o intuito de compreender tal ritual, desenvolveu-se um estudo de caso com recurso a diversos instrumentos para a recolha de dados: Análise Documental, Observação, Registo Audiovisual, Questionário e Entrevista. A amostra é constituída por vinte e seis estudantes do 4º ano de Educação Artística com idades compreendidas entre 21 aos 37 anos (catorze do sexo feminino e doze do sexo masculino) e mais quatro professores ligados à Educação Artística e Patrimonial. Os resultados obtidos evidenciam que a abordagem de tais fenómenos na formação de professores de Educação Artística no Instituto Universitário de Educação (IUE), atualmente denominado de Faculdade de Educação e Desporto (FAED), se revela como um instrumento de promoção patrimonial, inovação e mudança em termos curriculares na Escola Básica. O projeto permite a todos os participantes ampliar o conhecimento que têm de si e facilita a abertura da escola à comunidade, incentivando a valorização das artes e tradições. Nota-se, também, que o sistema educativo cabo-verdiano tem um papel primordial na consciencialização de novas gerações para estas tradições, contrariando a tendência incutida durante séculos, de enfatizar apenas o que é do “outro”, negligenciando, ignorando, ou desvalorizando aquilo que é nosso. Os passos básicos do Kola San Jon e as representações da coladeira e do tamboreiro significam claramente aspetos importantes da vida e dos modos de ser do povo cabo-verdiano, no geral e do santatonense em particular, o que leva a concluir também que os conceitos antropológicos ajudam a identificar e a descrever os fenómenos artísticos e a sua relação com as culturas a eles associados. As roupas, os instrumentos e os adereços constituem verdadeiras obras de arte que devem ser valorizadas, respeitadas e preservadas de geração em geração e tais projetos escolares constituem um forte factor influente de desenvolvimento pessoal e social, que predispõem para a mudança de valores e de atitudes que tendem a perpetuar práticas assimilacionistas e reprodutoras de preconceitos e de estereótipos. Espera-se que estudos como este providenciem uma base para o desenvolvimento de um currículo pluralista, que promovam o conhecimento e a compreensão da identidade nacional.The purpose of this dissertation was to address in a pedagogical perspective a manifestation of the cultural heritage of Santo Antão, Cabo Verde, known as Kola San Jon. The theoretical framework of this study involved the deepening of issues in two main domains: theories and practices of Patrimonial Education; and strategies used in the Training of Teachers related to the performing practices and artistic languages that characterize the Kola San Jon´s Ritual. In order to understand such ritual, a case study was developed, by resorting to several instruments for data collection: Documentary Analysis; Notes; Audiovisual Files; Survey Form and interview. The sample is consisted of twenty-six students of the 4th year of Artistic Education, aged between 21 and 37 years (fourteen females and twelve males) and four more teachers associated to Artistic and Patrimonial Education. The outcomes show that the approach of such phenomena in the teachers training on artistic education at the University Institute of Education (IUE), currently called the Faculty of Education and Sports (FAED), reveals itself as an instrument of Patrimonial Promotion, of innovation and change in curricular plan in the Elementary School. The project enables all participants to expand their knowledge regarding the topic and facilitates the opening of the school to the community, encouraging the appreciation for the arts and traditions. It is also reckoned that the Cape Verdean educational system has a primordial role in the awareness of new generations for these traditions, contradicting the patterns instilled for centuries, of emphasizing only what is of the "other", by disregarding, ignoring, or depreciating what is ours. In general, the basic steps of the Kola San Jon, the representations of the Coladeira and the drummer clearly represent the important aspects of life and ways of being of the Cape Verdean people, and in particular the Santo Antão Island´s inhabitants, which also leads to conclude that the Anthropological concepts help to identify and describe the artistic phenomena and their relationship with the cultures associated with them. The Costumes, instruments and accessories constitute a veritable artwork, which must be valued, respected and preserved from generation to generation and such school projects constitute a strong influential factor of personal and social development, which Predispose to the change of values and attitudes that tend to perpetuate assimilationist and reproductive practices of prejudices and stereotypes. Studies of this kind are expected to provide a basis for the development of a pluralist curriculum that promotes knowledge and understanding of national identity.Ese disertasãu tem kome finalidade abordá, num perjpétiva pedagójiku, um menifestasãu de património kultural de Sintonton, Kabe Verde, kuntside pe Kolá Son Jon. Kuadre tiórke dese xtude involvê aprofundamente de kestonje ne dois dumíniu fundamental: tiúria y prátika de Idukasãu Patrimonial; y xtratégia utilizóde ne formasãu de prefesore relasionóde ke prátika performativa e linguagem artijtiku ke te karakterizá ritual de Kolá Son Jon. Ke objetive de kumpriendê ese ritual, foi dzenvolvide um xtude de kaze ke rekurse a txeu instrumente pe rekolha de informasãu: Análize Dukemental, Observasãu, Registe Audiovizual, Kestionárie y intrevista. Ese amostra ê konstituíde pe vinte y seje xtudante de 4º one de Idukasãu Artijtika, ke idéde kumpriendide entre 21 a 37 one (katorze de sékse femenine y doze de sékse maskuline), y méje kuáte prefesore ligóde a Idukasãu Artijtika y Patrimonial. Resultóde obtide evidensiá ke abordagem de taije fenómene ne formasãu de prefesore de Idukasãu Artijtika ne Instituto Universitário de Educação (IUE), atualmente denominóde de Faculdade de Educação e Desporto (FAED), te revelá kome um instrumente de promosãu patrimonial, de inovasãu y mudansa em termos kurrikulares ne Xkola Bázika. Ese prujete te permití tude partisipante ampliá konhesimente keje tem deje mejme e fasilitá abertura de xkola a kumenidade, insentivandu valorizãu de artej e tradisonje. Te konkluí tembê ke sistema edukative kabe-verdiáne tem um papel primordial ne konsiensializasãu de novas gerasonje pe tradisonje, u ke te kontrariá tendensia inkutide durante séklu, de enfatizá sô u ke du “outru”, negligensiandu, ignorandu ou desvalorizandu kel ke de nôje. Pase báziku de Kolá Son Jon, representasãu de kolederaj y de tamboreire te signifiká klaramente aspetuj impurtante de vida y môde de ser de pove kabe-verdiáne, nu geral y du santantonense, em partikular, u ke te levá a konkluí ke konseite antropolójke te ajudá a identifiká e dejkrevê fenómenus artístikus y se relasãu ke kultura asosióde a eje. Tonte roupa kome instrumente y aderese te konstituí verdader obras de arte, ke deve ser valorizóde, respeitóde y prezervóde, de geerasãu em gerasãu, Asim projete escolar du tipe, te constituí um fator influente de dzevolvimente pesual e sucial, ke te levá a mundansa de valor y atitude ke te tendê a perpetuá prátika asimilasionista y reprodutor de prekonseite e xteriótpe. Ê de xperá ke xtude kome ese te providensiá um baze pe dezenvolvimente dum kurikulu pluralijta, kapaz de promovê konhesimente y kompriensãu de identidade nasional.2019-03-15T16:21:58Z2019-02-23T00:00:00Z2019-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2161TID:202191460porRodrigues, Maria do Rosárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:12:26Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:12:26Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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