Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1259 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta |
id |
RCAP_12ae1b31967fbc49d439fee5c11c0d4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuaisAprendizagemProcessos de aprendizagemMapas conceptuaisCogniçãoDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade AbertaEste trabalho descreve a utilização de mapas conceptuais e de mapas mentais na Educação, explicitando as vantagens tanto para alunos como para professores no âmbito do processo de aprendizagem. Os mapas conceptuais e os mapas mentais são apresentados como sistemas facilitadores das aprendizagens pelo apoio que constituem em processos de análise e de compreensão de ideias e conteúdos. Em seguida procedese à fundamentação de como os mapas mentais e os mapas conceptuais contribuem para a edificação de uma melhor estrutura cognitiva dos estudantes, com o consequente aumento de eficácia nos seus resultados escolares. Destaca-se também, em que medida o recurso à organização de informação com carácter gráfico aliada à expressão escrita pode trazer uma abordagem inovadora para o processo de ensino-aprendizagem como sendo bem aceite pelos estudantes inclusivamente pelo seu carácter lúdico – quase como se de um jogo se tratasse. Por fim, são apresentados exemplos de situações concretas relativas a actividades desenvolvidas e aplicadas no quotidiano escolar de alunos e professores.Ribeiro, Carlos TavaresRepositório AbertoMarques, António Manuel de Miranda2009-02-18T11:38:00Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:42Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:09.328491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
title |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
spellingShingle |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais Marques, António Manuel de Miranda Aprendizagem Processos de aprendizagem Mapas conceptuais Cognição |
title_short |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
title_full |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
title_fullStr |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
title_full_unstemmed |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
title_sort |
Utilização pedagógica de mapas mentais e de mapas conceptuais |
author |
Marques, António Manuel de Miranda |
author_facet |
Marques, António Manuel de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Tavares Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, António Manuel de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Processos de aprendizagem Mapas conceptuais Cognição |
topic |
Aprendizagem Processos de aprendizagem Mapas conceptuais Cognição |
description |
Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica, Cor e Imagem apresentado à Universidade Aberta |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2009-02-18T11:38:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134998139240448 |