Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Ana Rubina Valério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17429
Resumo: O presente Relatório final reflete sobre o trabalho desenvolvido nas unidades Curriculares de Prática Educativa no 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), do Curso de Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste documento, manifestam-se as dimensões descritivas, reflexivas e investigativas inerentes ao estágio . Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, relativamente ao uso dos mapas conceptuais como estratégia de ensino para a compreensão da leitura. É feita referência à sua importância no ensino, assim como, a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Na segunda parte do atual trabalho é apresentado o período de estágio no 1º e 2º CEB, que envolveu quatro áreas do saber: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Em cada uma delas, é apresentada uma fundamentação da prática e a respetiva reflexão.
id RCAP_f149e194a476aa8de860ec0b2d9bda69
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leituraMapas ConceptuaisLeituraNovakAprendizagem SignificativaO presente Relatório final reflete sobre o trabalho desenvolvido nas unidades Curriculares de Prática Educativa no 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), do Curso de Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste documento, manifestam-se as dimensões descritivas, reflexivas e investigativas inerentes ao estágio . Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, relativamente ao uso dos mapas conceptuais como estratégia de ensino para a compreensão da leitura. É feita referência à sua importância no ensino, assim como, a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Na segunda parte do atual trabalho é apresentado o período de estágio no 1º e 2º CEB, que envolveu quatro áreas do saber: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Em cada uma delas, é apresentada uma fundamentação da prática e a respetiva reflexão.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumGregório, Ana Rubina Valério2017-01-11T12:08:32Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17429201523248porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:38.756652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
title Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
spellingShingle Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
Gregório, Ana Rubina Valério
Mapas Conceptuais
Leitura
Novak
Aprendizagem Significativa
title_short Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
title_full Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
title_fullStr Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
title_full_unstemmed Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
title_sort Utilização dos mapas conceptuais como recurso à compreensão da leitura
author Gregório, Ana Rubina Valério
author_facet Gregório, Ana Rubina Valério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Ana Rubina Valério
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas Conceptuais
Leitura
Novak
Aprendizagem Significativa
topic Mapas Conceptuais
Leitura
Novak
Aprendizagem Significativa
description O presente Relatório final reflete sobre o trabalho desenvolvido nas unidades Curriculares de Prática Educativa no 1º e 2º Ciclos de Ensino Básico (CEB), do Curso de Mestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Coimbra. Neste documento, manifestam-se as dimensões descritivas, reflexivas e investigativas inerentes ao estágio . Descreve-se, aqui, o meu percurso enquanto estagiária em ambos os ciclos de escolaridade e apresenta-se um breve estudo efetuado na área de Português, relativamente ao uso dos mapas conceptuais como estratégia de ensino para a compreensão da leitura. É feita referência à sua importância no ensino, assim como, a sua contribuição para uma aprendizagem significativa. Na segunda parte do atual trabalho é apresentado o período de estágio no 1º e 2º CEB, que envolveu quatro áreas do saber: Português, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Matemática. Em cada uma delas, é apresentada uma fundamentação da prática e a respetiva reflexão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-11T12:08:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17429
201523248
url http://hdl.handle.net/10400.26/17429
identifier_str_mv 201523248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130021061722112