Crianças e cidadania: direitos de participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Inês Daniela Simões
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15475
Resumo: O projeto de investigação “Crianças e Cidadania: direitos de participação”, que aqui se apresenta, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O principal objetivo do presente projeto foi escutar as vozes de um grupo de crianças, com idades entre os oito e nove anos de maneira a compreender como elas encaram o exercício dos seus direitos, em especial os direitos de participação e com elas construir formas de sensibilização dos adultos para esses mesmos direitos. Para o desenvolvimento do projeto de investigação, optou-se pela metodologia da investigação-ação participativa, por privilegiar a participação das crianças no processo de investigação, ultrapassando uma conceção de criança que a assimila meramente a objeto de estudo. Através da escuta e do diálogo com as crianças, estas tornaram-se conscientes dos seus direitos de participação e fizeram chegar até aos adultos as suas vozes, reivindicando os seus direitos.
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