Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21450 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio descreve o projeto que desenvolvemos junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto procurou compreender de que forma a autonomia é trabalhada e vivida num contexto do 1.º CEB e, através de intervenções pedagógicas, contribuir para a promoção da autonomia das crianças. Assim, com base numa grelha de análise de aspetos relativos à autonomia, observámos o ambiente pedagógico promovido na sala de aula. Procurámos, ainda, caraterizar o comportamento das crianças da turma, atendendo à sua autonomia, implicação e bem-estar. Paralelamente, procurámos implementar dinâmicas de aula que fossem promotoras de autonomia. Este trabalho assumiu caraterísticas de estudo de caso, de natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Pudemos concluir que a promoção da autonomia é um desafio constante para o professor, uma vez que este tem de questionar, continuamente, as suas ideias e práticas educativas, no sentido de respeitar os interesses e caraterísticas individuais das crianças, dando-lhes espaço para que cada uma delas possa exercer a sua autonomia. |
id |
RCAP_cfefc9e6c1ab82b4272f7bad80f0b566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de casoEnsino básico 1º cicloEducação para a cidadania - Ensino básico 1º cicloParticipação dos alunosEstrategias de aprendizagemAutonomia individual - CriançasO presente Relatório de Estágio descreve o projeto que desenvolvemos junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto procurou compreender de que forma a autonomia é trabalhada e vivida num contexto do 1.º CEB e, através de intervenções pedagógicas, contribuir para a promoção da autonomia das crianças. Assim, com base numa grelha de análise de aspetos relativos à autonomia, observámos o ambiente pedagógico promovido na sala de aula. Procurámos, ainda, caraterizar o comportamento das crianças da turma, atendendo à sua autonomia, implicação e bem-estar. Paralelamente, procurámos implementar dinâmicas de aula que fossem promotoras de autonomia. Este trabalho assumiu caraterísticas de estudo de caso, de natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Pudemos concluir que a promoção da autonomia é um desafio constante para o professor, uma vez que este tem de questionar, continuamente, as suas ideias e práticas educativas, no sentido de respeitar os interesses e caraterísticas individuais das crianças, dando-lhes espaço para que cada uma delas possa exercer a sua autonomia.The present internship report describes the project that was developed with a 4th grade class during the Supervised Teaching Practice (Internship) of the Early Childhood Education and 1st Cycle of Basic Education Master (Master´s Degree - CEB). The project sought to understand how autonomy is worked and lived in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB) context and tried to contribute to the children’s autonomy through pedagogical interventions. Therefore, we have observed the pedagogical environment promoted in the classroom, based on a grid concerning aspects related to autonomy. Consequently, we tried to characterize the behaviour of the children of the class, bearing in mind their autonomy, involvement and well-being. In parallel, we tried to implement dynamics in the classroom that favoured autonomy. This work has characteristics of a case study, with an explorative, qualitative and interpretive nature. We were able to conclude that the promotion of autonomy is a constant challenge for the teacher, since he or she has to continuously question his or her ideas and educational practices, aiming to respect the children’s individual interests and characteristics and giving them the space needed, so that each one of them may exercise his/her autonomy.Universidade de Aveiro2018-01-16T10:03:15Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21450TID:201570106porDias, Cátia Sofia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:15Zoai:ria.ua.pt:10773/21450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:57.840357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
title |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
spellingShingle |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso Dias, Cátia Sofia Oliveira Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania - Ensino básico 1º ciclo Participação dos alunos Estrategias de aprendizagem Autonomia individual - Crianças |
title_short |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
title_full |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
title_fullStr |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
title_sort |
Autonomia em crianças do 1º CEB: um estudo de caso |
author |
Dias, Cátia Sofia Oliveira |
author_facet |
Dias, Cátia Sofia Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Cátia Sofia Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania - Ensino básico 1º ciclo Participação dos alunos Estrategias de aprendizagem Autonomia individual - Crianças |
topic |
Ensino básico 1º ciclo Educação para a cidadania - Ensino básico 1º ciclo Participação dos alunos Estrategias de aprendizagem Autonomia individual - Crianças |
description |
O presente Relatório de Estágio descreve o projeto que desenvolvemos junto de uma turma do 4.º ano de escolaridade, no contexto de Prática Pedagógica Supervisionada (estágio) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O projeto procurou compreender de que forma a autonomia é trabalhada e vivida num contexto do 1.º CEB e, através de intervenções pedagógicas, contribuir para a promoção da autonomia das crianças. Assim, com base numa grelha de análise de aspetos relativos à autonomia, observámos o ambiente pedagógico promovido na sala de aula. Procurámos, ainda, caraterizar o comportamento das crianças da turma, atendendo à sua autonomia, implicação e bem-estar. Paralelamente, procurámos implementar dinâmicas de aula que fossem promotoras de autonomia. Este trabalho assumiu caraterísticas de estudo de caso, de natureza exploratória, qualitativa e interpretativa. Pudemos concluir que a promoção da autonomia é um desafio constante para o professor, uma vez que este tem de questionar, continuamente, as suas ideias e práticas educativas, no sentido de respeitar os interesses e caraterísticas individuais das crianças, dando-lhes espaço para que cada uma delas possa exercer a sua autonomia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-16T10:03:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21450 TID:201570106 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21450 |
identifier_str_mv |
TID:201570106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137612961677312 |