Um contributo da ilustração no projeto RESCUR para exponenciar a resiliência infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Priscila Desiree Mota
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25486
Resumo: Abordando a ilustração para a criança como promotora da resiliência, propõe- -se a integração da ilustração no RESCUR, Currículo Europeu para a Resiliência, que foi desenvolvido de forma a dar uma resposta aos desafios sociais, culturais e económicos que as crianças europeias enfrentam atualmente. O programa RESCUR apresenta um currículo para resiliência para escolas do ensino pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, que pretende contribuir para a aprendizagem académica, emocional e social de crianças, particularmente daquelas que poderão estar em risco de abandono escolar, absentismo, insucesso académico, exclusão social, problemas de saúde mental, entre outros, promovendo as competências que as ajudem a ultrapassar desvantagens e obstáculos ao seu desenvolvimento, enquanto utilizam os seus recursos pessoais. A primeira parte da dissertação é dedicada à revisão bibliográfica sobre o tema de estudo, sendo apresentadas a origem e a evolução da ilustração, assim como outras formas de representação e expressão simbólica, para além da palavra escrita. Os conceitos de literacia e cultura visual são problematizados pela necessidade de compreensão das representações visuais e de como a sua leitura contribui para que a criança comece a descodificar e interpretar variadas composições visuais. Na segunda parte da dissertação apresentam- se aspetos formais da ilustração relevantes no design do livro para a infância e são analisados alguns casos de estudo que possibilitaram identificar soluções formais tomadas pelos vários autores estudados. Por último apresenta-se o desenvolvimento projetual da ilustração desenvolvida para o manual de atividades de 1º ciclo, para o portfólio da criança e para as respetivas fichas de atividades. A investigação teórica desenvolvida assim como o projeto realizado permitiu- nos concluir que um projeto de ilustração é fundamento para realizar um projeto na disciplina do design. Por fim, a participação no Festival “Arte e Resiliência” teve um balanço muito positivo, onde as coordenadoras do projeto RESCUR, os professores e as crianças participantes mostraram-se muito recetivos à nova abordagem.
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A primeira parte da dissertação é dedicada à revisão bibliográfica sobre o tema de estudo, sendo apresentadas a origem e a evolução da ilustração, assim como outras formas de representação e expressão simbólica, para além da palavra escrita. Os conceitos de literacia e cultura visual são problematizados pela necessidade de compreensão das representações visuais e de como a sua leitura contribui para que a criança comece a descodificar e interpretar variadas composições visuais. Na segunda parte da dissertação apresentam- se aspetos formais da ilustração relevantes no design do livro para a infância e são analisados alguns casos de estudo que possibilitaram identificar soluções formais tomadas pelos vários autores estudados. Por último apresenta-se o desenvolvimento projetual da ilustração desenvolvida para o manual de atividades de 1º ciclo, para o portfólio da criança e para as respetivas fichas de atividades. A investigação teórica desenvolvida assim como o projeto realizado permitiu- nos concluir que um projeto de ilustração é fundamento para realizar um projeto na disciplina do design. Por fim, a participação no Festival “Arte e Resiliência” teve um balanço muito positivo, onde as coordenadoras do projeto RESCUR, os professores e as crianças participantes mostraram-se muito recetivos à nova abordagem.Approaching the illustration for the child as a promoter of resilience, integration of the illustration in RESCUR, the European Curriculum for Resilience, which has been developed to address the social, cultural and economic challenges facing European children today. The RESCUR program presents a curriculum for resilience to preschool, primary and secondary schools, which aims to contribute to the academic, emotional and social learning of children, particularly those who may be at risk of dropping out, absenteeism, academic failure, social exclusion, mental health problems, among others, by promoting skills that help them overcome disadvantages and obstacles to their development while using their personal resources. The first part of the dissertation is dedicated to the bibliographical revision on the subject of study, being presented the origin and the evolution of the illustration, as well as other forms of representation and symbolic expression, besides the written word. The concepts of literacy and visual culture are problematized by the need to understand the visual representations and how their reading contributes to the child begin to decode and interpret various visual compositions. In the second part of the dissertation we present the formal aspects of the illustration that are relevant to the design of the book for children and analyze some case studies that have made it possible to identify formal solutions adopted by the various authors studied. Finally, we present the design development of the illustration developed for the 1st cycle activities manual, for the child's portfolio and for the respective activity fiches. The theoretical research developed as well as the project carried out allowed us to conclude that an illustration project is the basis for carrying out a project in the discipline of design. Finally, the participation in the Festival "Art and Resilience" had a very positive balance, where the coordinators of the RESCUR project, the teachers and the participating children were very receptive to the new approach.2019-03-01T16:54:44Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25486TID:202232212porReis, Priscila Desiree Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:32Zoai:ria.ua.pt:10773/25486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:45.937387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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