Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/56055 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
id |
RCAP_12c3c4b540c3f48347f21c3cfe363db1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56055 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivosDesign inclusivoCegueiraBaixa visãoCriançasInclusive designBlindnessLow visionChildrenHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design e MarketingNas crianças cegas ou com graves limitações visuais a informação visual é inexistente ou recebida de forma fragmentada e distorcida, limitando as suas interações com o meio ambiente, bem como as suas experiências. Para tal, o presente estudo fundamenta-se na necessidade de se desenvolver produtos acessíveis e inclusivos para crianças cegas e de baixa visão, contribuindo de forma positiva para a sua participação e integração nas atividades de grupo, evitando que estas sejam muitas das vezes colocadas de lado. Por sua vez, o ato de brincar possibilita a aproximação da criança com deficiência e faz com que esta interaja socialmente. O problema identificado consiste na carência de jogos de tabuleiro que possam ser percebidos pelos outros sentidos, que não a visão, e que possibilitem o jogo entre crianças de várias condições. Diante desta problemática, projetou-se um jogo de tabuleiro que ajude a criança a jogar, a desenvolver os sentidos e em alguns casos a melhorar a sua eficiência visual, permitindo a disputa de partidas entre crianças cegas, de baixa visão e crianças normovisuais. Por sua vez, foram criadas superfícies interativas para serem introduzidas neste jogo de tabuleiro, tendo como principal objetivo que este contribua para a integração, socialização e fomente a inclusão da criança cega e de baixa visão, permitindo-lhe que esta seja aceite como igual em direitos e deveres. Este desafio propiciou o contacto com a ACAPO, que auxiliou na evidência das principais necessidades e possibilidades, coadjuvando na escolha das texturas, cores, sons, cheiros, formas e outras características importantes a utilizar no produto. As superfícies estabelecem um modo de comunicação que envolve a perceção dos sentidos, possibilitando dessa forma a comunicação de sensações e para tal, ao longo do trabalho foi feito também um estudo da relevância do componente emocional nos processos de interação com o produto, tendo como principal objetivo identificar a presença de aspectos afetivos durante a interação com o jogo e de que forma as crianças seriam afetadas pelas superfícies interativas presentes no produto. O protótipo do jogo foi desenvolvido de acordo com os objetivos definidos, tendo sempre em conta um conjunto de características que os materiais devem reunir para conseguir satisfazer as necessidades das crianças com deficiência visual, e foi cuidadosa e criteriosamente desenvolvido de forma a cativar as crianças normovisuais. Este protótipo foi posteriormente testado e explorado com crianças para o qual foi desenvolvido.In blind children or of severe visual limitations the visual information is non-existent or received in a fragmented and distorter way, which limits their interaction with their environment, as well their experiences. That for, the present study is based on the need in developing accessible and inclusive products for children with blindness or low vision, contributing in a positive way in their participation and integration of group activities, avoiding these children of being put apart. In this means, the act of playing allows the approach of children with disabilities and makes them social interact. The identified problem consists on the lack ok board games that can be understood by other senses, other than the vision, and that allow the game between children of several conditions. Towards this problematic, a board game has been projected that helps the children to play, to develop their senses and in some cases improve their visual efficiency, allowing the dispute of blind children, of low vision and normal vision children. By this means, there were created interactive surfaces to be inserted in this board game, having as main objective to contribute for the integration, socialization and promote the inclusion of blind children and of low vision, allowing them to be accepted as equal in rights and duty. This challenge provided the contact with ACAPO, that supported on pointing the main needs and possibilities, by assisting in the choice of textures, colours, sounds, smells, shapes and other important characteristics by using this product. The surfaces establish a mean of communication that involves the senses perceptions, allowing this way the communication of sensations and that for, throughout this project was also made a study of relevance of the emotional component in the interaction process with the product, having as main objective identify the presence of affective aspects during the interaction with the game and in which way the children would be affected by the interactive surfaces present in the product. The game’s prototype was developed in accord to the defined objectives, having always in account a set of characteristics that the materials should muster that allows it to satisfy the needs of children with visual impairment, and was carefully developed to motivate the children without visual impairments. This prototype was posteriorly tested and explored with children to which it was developed.Cunha, JoanaUniversidade do MinhoPereira, Catarina Vanessa Andrade20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/56055por201970929info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:35:56.089945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
title |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
spellingShingle |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos Pereira, Catarina Vanessa Andrade Design inclusivo Cegueira Baixa visão Crianças Inclusive design Blindness Low vision Children Humanidades::Artes |
title_short |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
title_full |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
title_fullStr |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
title_full_unstemmed |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
title_sort |
Design emocional de têxteis interativos para aplicação em brinquedos inclusivos |
author |
Pereira, Catarina Vanessa Andrade |
author_facet |
Pereira, Catarina Vanessa Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Joana Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Catarina Vanessa Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design inclusivo Cegueira Baixa visão Crianças Inclusive design Blindness Low vision Children Humanidades::Artes |
topic |
Design inclusivo Cegueira Baixa visão Crianças Inclusive design Blindness Low vision Children Humanidades::Artes |
description |
Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/56055 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/56055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201970929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132886327099392 |