Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29171 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
id |
RCAP_271956e7fb9eee07fb6d7c098f5c6368 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva681.3:372.868.13372.868.13:681.3371.68371.311.3Relatório de estágio de mestrado em Ensino de InformáticaO presente relatório visa registar o desenvolvimento de um projeto de investigação-ação concretizado no âmbito do estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade do Minho. A intervenção foi realizada com duas turmas do 12º ano de escolaridade do ensino regular, sendo que uma da área de Ciências e Tecnologias e outra de Artes Visuais. A problemática centrou-se no objetivo de perceber até que ponto a promoção de atividades pedagógicas baseadas na aprendizagem cooperativa poderá por um lado incrementar a motivação pela área da informática e, por outro, diminuir relacionamentos de competitividade negativa entre turmas de áreas divergentes mas complementares. A estratégia implementada baseou-se na criação de um trabalho cooperativo entre as duas turmas, o desenvolvimento de um jogo multimédia, em que cada turma assumiu papéis diferenciados, tendo em conta as áreas curriculares de cada uma. De acordo com este pressuposto, a turma de Artes Visuais assumiu a produção de todos os elementos gráficos, videográficos e sonoros enquanto a turma e Ciências e Tecnologias programou o jogo. Este trabalho implicou a criação de grupos colaborativos intra-turma e o trabalho cooperativo entre as duas turmas, articulado com o apoio de ferramentas da web 2.0 nomeadamente o Facebook, a Dropbox e a Moodle. A observação direta em sala de aula de ambas as turmas, a consulta dos documentos reguladores quer ao nível dos normativos nacionais quer ao nível da documentação da escola e da turma, os diálogos com o professor cooperante e o Focus Group permitiram-me desenvolver uma investigação preliminar sólida para a conceção, planificação e implementação desta estratégia pedagógica arriscada mas desafiante. A implementação do projeto foi desenvolvida com base numa orientação pedagógica construtivista na medida em que assumi sempre o aluno como o centro quer dos objetivos didático-pedagógicos quer dos objetivos de investigação. As conclusões deste projeto demonstram o potencial e as condicionantes da cooperação em alunos com perfis curriculares diferentes e despoletam a reflexão acerca do papel do professor no âmbito da emergência de um novo paradigma social que urge pela adaptação da educação ao fenómeno da globalização.This report describes the development of the investigative-active project on "Cooperative learning in teaching multimedia: a pedagogical strategy for the promotion of motivation and positive competitiveness" performed within my teaching internship and as part of the Master's Degree in Education from University of Minho. The intervention was conducted with two groups of 12th grade regular education at the Secondary School of Boa Nova, one of them of the area of Science and Technologies and other one of Visual Arts. The issue focused on the goal of realizing how promotion of educational activities based on cooperative learning can increase the motivation for the area of computer science and reduce negative competitiveness in the relationships between groups of different but complementary areas. The strategy implemented for the evaluation of this issue was based on the creation of a collaborative work between the two classes, specifically the development of a multimedia game, in which each class assumed different roles, according to their particular curricular areas. Therefore, the class of Visual Arts took over the production of all graphics, video graphics and sound of the game while the class of Science and Technology programmed the game. This implied the creation of collaborative groups inter-class and cooperative work between the two groups, articulated with the support of web 2.0 tools including Facebook, Dropbox and Moodle. Through direct observation in the classroom for both classes, consultation of regulating documents, dialogues with the cooperating teacher and Focus Group I could develop a solid preliminary investigation for the design, planning and implementation of this risky but challenging pedagogical strategy. The project implementation was developed based on a constructivist pedagogical orientation since it assumed the student as the center of the didactic and pedagogical objectives and research goals. The conclusion of this project demonstrates that the advantages and limitations of cooperation among students with different curricular profiles and triggers reflection about the role of the teacher in the context of the emergence of a new social paradigm which implies the adaptation of education to globalization.Lencastre, José AlbertoUniversidade do MinhoOliveira, Maria de Fátima Bastos20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29171por201205432info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:23:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:23:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
title |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva Oliveira, Maria de Fátima Bastos 681.3:372.868.13 372.868.13:681.3 371.68 371.311.3 |
title_short |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
title_full |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa no ensino da multimédia : uma estratégia pedagógica para a promoção da motivação e da competitividade positiva |
author |
Oliveira, Maria de Fátima Bastos |
author_facet |
Oliveira, Maria de Fátima Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lencastre, José Alberto Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria de Fátima Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
681.3:372.868.13 372.868.13:681.3 371.68 371.311.3 |
topic |
681.3:372.868.13 372.868.13:681.3 371.68 371.311.3 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Informática |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29171 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201205432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544957109469184 |