Podcasts : uma ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação da língua inglesa, à luz da teoria da atividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8158 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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Podcasts : uma ferramenta de ensino, aprendizagem e avaliação da língua inglesa, à luz da teoria da atividadeAvaliação das aprendizagensAvaliação formativaNovas tecnologias da informação e da comunicaçãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Esta dissertação resulta de um estudo exploratório transversal, tipo do estudo de caso, qualitativo, contou com o contributo de 12 docentes das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) de inglês do Agrupamento de Escolas em foco e com a participação de quatro turmas do 3.º ano de escolaridade, nos anos letivos de 2011/2012. O objetivo desta investigação centrou-se nas práticas de avaliação no ensino de inglês no 1.º CEB, nomeadamente na análise da autoavaliação dos alunos e sua relação com o contributo dos podcasts nos processos nucleares das AEC de inglês numa sala de aula como sistema de atividade, caraterizada pelas exigências da autoavaliação dos alunos para a emancipação e domínio da avaliação formativa informal num contexto de aprendizagens que suplanta as fronteiras da sala de aula através de recursos digitais. Verificou-se uma interdependência entre a autoavaliação realizada pelos alunos e a regulação do processo educativo, não só através do feedback do professor e de grupos de pares mais competentes, mas também fruto da audição e visualização de ficheiros multimédia integrando a língua inglesa de forma contextualizada, capaz de motivar os alunos a refletir sobre as suas próprias aprendizagens/dificuldades e a evoluir de forma consciente através de uma autoavaliação escrita (pontualmente) e oral (interação diária no quotidiano). Os resultados obtidos não apontam para uma tese geral e generalizável, sustentam reflexões de conhecimento sobre barreiras, modos e estratégias de operacionalizar práticas de avaliação das aprendizagens nas AEC de inglês, emergindo num quadro global que exterioriza o referencial normativo, o referencial teórico e ético da autoavaliação dos alunos. Para concluir, esta pesquisa discute sugestões passíveis de envolver o aluno na autoavaliação através da observação e cruzamento de estratégias usadas em práticas pedagógicas atuais. Integrando as TIC nos contextos educativos investigados, deparamo-nos com um paradigma renovado e congruente com os desafios que se colocam às AEC de inglês num contexto cada vez mais globalizado e caraterizado pelo destaque crescente das orientações prescritivas e normativas na educação.This work results from an exploratory cross-type case study, qualitative, made with the help of 12 English teachers of Curricular Enrichment Activities (AEC) in the group of schools in focus, with the participation of four classes of third grade students in the 2011/2012 academic year. This research is focused on the assessment practices in teaching English in the Primary School, especially analysis of student’s self-assessment. It involves the relationship with the contribution of podcasts in the main processes of learning English in a classroom as system activity, characterized by the demands of self-assessment of students towards emancipation; and the mastery of formative assessment in the context of informal learning that overcomes the boundaries of the classroom via digital resources. There is an interdependence between the self-assessment performed by the students and the regulation of the educational process, not only through teacher feedback and competent peer groups, but also the result of hearing and viewing multimedia files integrating the English language in context, able to motivate students to reflect on their own learning / difficulties and evolve consciously through a written self-assessment (occasionally) and oral (daily interaction in everyday life). The results did not indicate a general thesis and generalizable, they maintain reflections of knowledge about barriers, strategies and ways to use learning assessment practices in AEC English. Emerging in a global framework it sets the reference standard, the theoretical and ethical self-assessment of students. To conclude, this research discusses possible suggestions to involve the student in self-evaluation through observation and crossover strategies used in current pedagogical practices. Integrating information and communication technologies in educational contexts investigated, we are faced with a new paradigm, congruent with the challenges faced by AEC English in an increasingly globalized and increasingly characterized by the prominence of normative and prescriptive guidance in education.Nunes, Cely do Socorro Costa, 1962-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Marisa Carreira da, 1987-2013-04-02T14:17:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8158porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.122628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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