Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/15893 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
id |
RCAP_12f7500af7f0a32506b4cfc19f3f3dcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemáticaDificuldades de aprendizagem específicasDificuldades de aprendizagem específicas em matemáticaMonitorização com base no currículoSpecific learning disabilitiesSpecific learning disabilities in mathematicsCurriculum-based measurement51:372.851372.851:51376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Esta investigação tem por finalidade analisar a utilização de uma prova de monitorização com base no currículo na área da Matemática como meio de identificar alunos em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem específicas em Matemática. Para isso, e tendo como referência a investigação quantitativa, foram administradas provas da monitorização com base no currículo, ao longo de cinco semanas, a 367 crianças que frequentavam o segundo ano do Ensino Básico. Foi avaliado o impacto das variáveis independentes, género e número, sobre os resultados através da análise descritiva e inferencial. Os resultados deste estudo revelaram que as provas de monitorização com base no currículo na área da Matemática são económicas, rápidas e fáceis de aplicar. A fidelidade dos resultados, analisada através do coeficiente de correlação r de Pearson indicou uma forte correlação entre eles (r =0,828). As pontuações obtidas pelas raparigas e pelos rapazes, nas provas referidas, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas, enquanto os resultados obtidos nos diferentes agrupamentos de escolas revelaram. O percentil 20 situou-se no valor 19 ou abaixo dele, o que neste estudo significa que 80 alunos estão em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem específicas em Matemática. Uma análise comparativa com outros estudos revelou que existem diferenças, relativamente à pontuação utilizada para a definição do risco.This research aims to examine the use of curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics. Using a quantitative research method, data were gathered from a sample of 367 students enrolled in second grade of Basic Education. A curriculum-based measurement prove was used to collect data. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The results of this study revealed that the curriculum-based measurement probes that were used were economical, quick and easy to apply. The reliability of results was strong (r de Pearson=0,828). The scores obtained by girls and boys do not reveal statistical significant differences between them, while the results in different school clusters show differences. The 20th percentile value stood at 19 or below, which means that within these results, 80 students are at risk for developing specific learning disabilities in Mathematics. A comparative analysis with other studies showed differences in relation to the scores used to define the risk.Martins, Ana Paula LouçãoBoavida, Ana Maria Dias Roque de LemosUniversidade do MinhoAnfilóquio, Ângela Cristina Marques20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:52.662135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
title |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
spellingShingle |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática Anfilóquio, Ângela Cristina Marques Dificuldades de aprendizagem específicas Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática Monitorização com base no currículo Specific learning disabilities Specific learning disabilities in mathematics Curriculum-based measurement 51:372.851 372.851:51 376 |
title_short |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
title_full |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
title_fullStr |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
title_full_unstemmed |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
title_sort |
Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática |
author |
Anfilóquio, Ângela Cristina Marques |
author_facet |
Anfilóquio, Ângela Cristina Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Ana Paula Loução Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anfilóquio, Ângela Cristina Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem específicas Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática Monitorização com base no currículo Specific learning disabilities Specific learning disabilities in mathematics Curriculum-based measurement 51:372.851 372.851:51 376 |
topic |
Dificuldades de aprendizagem específicas Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática Monitorização com base no currículo Specific learning disabilities Specific learning disabilities in mathematics Curriculum-based measurement 51:372.851 372.851:51 376 |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/15893 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/15893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132225565884416 |