Processos de resolução de problemas: uma experiência com alunos de cursos de educação e formação de adultos na área de matemática para a vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/17755 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática) |
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Processos de resolução de problemas: uma experiência com alunos de cursos de educação e formação de adultos na área de matemática para a vida51:372.851372.851:51Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática)Este estudo realizou-se no âmbito de uma experiência formativa dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), segundo as orientações preconizadas pelo documento que normaliza esta modalidade de ensino, o Referencial de Competências-Chave – Educação e Formação de Adultos. O estudo incidiu sobre os processos de resolução utilizados pelos formandos dos Cursos EFA, quando envolvidos em tarefas de resolução de problemas, na explicitação das suas resoluções e nas suas dificuldades. Nesse sentido, procurou responde-se às seguintes questões: (1) Quais os processos utilizados pelos formandos dos Cursos EFA na resolução de problemas? Como evoluem ao longo da experiência de formação?, (2) Como é que os formandos dos Cursos EFA explicitam as suas resoluções seguidas na resolução de problemas?; (3) Que dificuldades sentem os formandos dos Cursos EFA na resolução de problemas? Como ultrapassam essas dificuldades ao longo da experiência formativa? Relativamente à metodologia de investigação, optou-se por uma investigação de natureza qualitativa, baseada na elaboração de estudos de caso. A recolha de dados ocorreu em três Cursos EFA, envolvendo três pares de formandos, um de cada curso, através de entrevistas, da observação directa, de notas de campo e da análise das resoluções escritas dos pares de formandos. Os processos mais utilizados pelos formandos na resolução dos problemas propostos foram: compreender o problema; seleccionar os dados necessários para resolver o problema; formular e resolver sub-problemas; seleccionar estratégias de resolução adequadas, implementar correctamente a(s) estratégia(s) escolhida(s) e dar uma resposta relacionada com o contexto do problema. A avaliação da razoabilidade da resposta foi o menos utilizado. Observou-se que todos os formandos utilizaram diferentes recursos, principalmente a linguagem simbólica e a representação pictórica, para expressarem os seus raciocínios. As principais dificuldades sentidas pelos formandos situaram-se ao nível: (a) da compreensão do significado de determinadas palavras e afirmações contidas nos enunciados dos problemas; (b) do reconhecimento da relação entre a questão, os dados e as questões; (c) da reflexão do trabalho efectuado; (d) da avaliação da razoabilidade da solução e (e) do registo do trabalho desenvolvido e efectuado.This study was carried out within a training experiment in adult education and training courses (EFA) according to the guidelines recommended by the document that normalizes this type of education – the Key- Skills Referential System – Education and Training of Adults. The study focused on the solving processes used by the students of EFA courses when involved in problem solving tasks, in the explanation of their solving procedures and difficulties. It addressed following questions: 1) What are the procedures used by EFA students in problem solving? How do they evolve throughout the training experience? 2) How do the EFA students explain their strategies for problem solving processes? 3) What difficulties do the EFA students face when solving a problem? How do they overcome them along the training experiment? The study adopted a qualitative research methodology based on case studies. Data gathering took place in three EFA courses, involving three pairs of students, one from each course, through interviews, participant observation, field notes and analysis of the student written solutions. The most common procedures to solve the proposed problems were: understanding the problem; selecting the data needed to solve the problem; formulating and solving sub-problems; selecting adequate solving strategies; correctly implementing the chosen strategies and giving an answer related to the context of the problem. The least used procedure was assessing how reasonable an answer is. It was observed that all students used different resources, especially the symbolic language and the pictorial representation, to express their reasoning. The main difficulties experienced by the students stood at: (a) understanding the meaning of certain words and statements contained in the problems given; (b) understanding the meaning of the problem; c) recording the work developed and done; d) assessing the reasonableness of the solution and (e) thinking about the work carried out.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoFernandes, Ângela Maria Barros20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:32.710350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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