Gestão de tensões coopetitivas no setor do turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrez, Beatriz Viana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20634
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling Gestão de tensões coopetitivas no setor do turismoestratégiarelacionamento interorganizacionalmicroempresascoopetiçãocooperaçãocompetiçãotensõesgestão de tensõesstrategyinterorganizational relationshipsmicro-enterprisescoopetitioncooperationcompetitiontensionstensions managementMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA crescente complexidade e volatilidade do mercado obriga as empresas a repensar as suas estratégias competitivas. A coopetição é uma estratégia que integra os conceitos de cooperação e competição, e que permite às empresas desenvolver novas perspetivas do mercado e aproveitar sinergias criadas a partir da partilha de conhecimento, recursos e competências. Tratando-se de uma aliança de cooperação entre concorrentes, emergem diversas tensões que são geridas pelas empresas no sentido de atingir objetivos comuns. A presente investigação tem como objetivo entender os diferentes tipos de tensões coopetitivas, assim como estudar as abordagens de gestão das mesmas. Este estudo propõe-se ainda a associar as diferentes tensões (motivadas por role-conflicts, comportamentos oportunistas, partilha e apropriação de conhecimento, ou dependência e poder) às abordagens de gestão (separação, integração ou combinação) identificadas no enquadramento teórico. Com base num estudo qualitativo de caráter exploratório, realizase um caso de estudo. Este é suportado por entrevistas semi-estruturadas, por via telefónica, a 5 microempresas de uma aliança estratégica múltipla do setor do turismo em Portugal. Esta dissertação permitiu concluir que a gestão de tensões é fundamental no contexto de coopetição. No contexto das microempresas, a integração parece ser o princípio mais adequada para conciliar estratégias de cooperação e competição. Além disso, acredita-se que a abordagem de gestão adotada pelas empresas pode ser motivada ou condicionada por diversos fatores, nomeadamente o tipo de tensão e, de forma mais evidente, as características do parceiro e do relacionamento desenvolvido.The increasing complexity and volatility of the market forced companies to rethink their competitive strategies. Coopetition is a strategy that integrates the concepts of cooperation and competition, and that allows companies to develop new market perspectives and take advantage of synergies created from the sharing of knowledge, resources, and skills. As it is a cooperation alliance between competitors, several tensions emerge that are managed by companies in order to achieve common goals. The present investigation aims to understand the different types of coopetitive tensions, as well as the approaches used to manage them. This study also proposes to associate the different tensions (motivated by roleconflicts, opportunistic behaviors, knowledge sharing and appropriation, or dependence and power) with the management approaches (separation, integration or combination) identified in the theoretical framework. Based on a qualitative exploratory study, a case study is carried out. This is supported by semi-structured interviews, by telephone, to 5 micro-enterprise in a multiple strategic alliance of the tourism sector in Portugal. This study allowed the author to conclude that the management of tensions is fundamental in the context of coopetition. In the context of micro-enterprises integration seems to be the most appropriate principle for reconciling cooperation and competition strategies. In addition, it is believed that the management approach adopted by companies can be motivated or conditioned by several factors associated with the type of tension and, with more evidence, the characteristics of the partner and the relationship developed.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaAndrez, Beatriz Viana2021-06-10T00:30:14Z2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20634porAndrez, Beatriz Viana (2020). "Gestão de tensões coopetitivas no setor do turismo". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:19.646526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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