Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blindorro, Joana Isabel Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1700
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_688b5977705b28326d0b5cf355ddbb90
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básicoeducaçãoensino das ciênciasconceções alternativas4º ano do ensino básicoeducationscience educationmisconceptions about astronomybasic educationRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCom o presente relatório pretendo dar a conhecer as experiências vivenciadas nos vários estágios realizados em creche, jardim de infância e 1º ciclo do ensino básico, as aprendizagens desenvolvidas na prática profissional e, por fim, o estudo desenvolvido sob o tema das conceções alternativas em astronomia. Na primeira parte deste relatório são contextualizados os estágios, é realizada uma caracterização do espaço, da instituição e do grupo e são referidas algumas situações práticas vivenciadas. De forma a dar resposta à questão investigativa foram realizadas pesquisas e leituras baseadas em autores de referência para o tema que afirmam a importância deste tipo de estudo na sala de aula para o ensino das ciências. A pesquisa que foi desenvolvida pretende levantar as conceções dos alunos acerca de determinados assuntos sobre astronomia e iniciar o processo de mudança conceptual de forma a ajudar os alunos a adquirirem conhecimento científico correto e de qualidade. Os resultados do estudo apontam para o beneficio de atividades e aulas dirigidas especialmente para auxiliar os alunos a modificarem as conceções alternativas que seguem ideologias que não são aceites pela comunidade científica. O relatório termina com uma reflexão global sobre o meu desenvolvimento profissional ao longo de todo o mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino o 1º Ciclo do Ensino Básico.This report aims to present my experiences on supervised teaching practice in nursery, kindergarten and 1st cycle of basic education, the learning acquired in professional practice and, finally, the study developed about misconceptions in astronomy. The first part of this report focused on the various supervised teaching practices, describes the institutions, the groups of students and the situations experienced. In order to answer the research question, I carried out a literature review about the subject that emphasizes the importance of this type of studies in the classroom for science education. The research that has been developed intends to identify students' conceptions about certain astronomy subjects and to initiate the process of conceptual change in order to help students acquire correct scientific knowledge. The results of the study point to the benefit of activities and classes specifically aimed at helping students to modify alternative conceptions that follow ideologies that are not accepted by the scientific community. The report ends with an overall reflection on my professional development throughout the master's degree in Kindergarten Education and Teaching the 1st Cycle of Basic Education.Correia, MarisaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBlindorro, Joana Isabel Costa2017-03-18T23:05:59Z2017-01-192017-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1700TID:201635798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:46Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:56.329728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
Blindorro, Joana Isabel Costa
educação
ensino das ciências
conceções alternativas
4º ano do ensino básico
education
science education
misconceptions about astronomy
basic education
title_short Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Conceções alternativas em astronomia em alunos do 1º ciclo do ensino básico
author Blindorro, Joana Isabel Costa
author_facet Blindorro, Joana Isabel Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Marisa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Blindorro, Joana Isabel Costa
dc.subject.por.fl_str_mv educação
ensino das ciências
conceções alternativas
4º ano do ensino básico
education
science education
misconceptions about astronomy
basic education
topic educação
ensino das ciências
conceções alternativas
4º ano do ensino básico
education
science education
misconceptions about astronomy
basic education
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-18T23:05:59Z
2017-01-19
2017-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1700
TID:201635798
url http://hdl.handle.net/10400.15/1700
identifier_str_mv TID:201635798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137029734268928