O jogo como material didático criativo no ensino de português como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hasselberg, Carmen Conejo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/131126
Resumo: Na presente dissertação o protagonista é o jogo e aquilo que o envolve. Visamos refletir sobre o jogo como material didático criativo nas aulas de PLE, focando-nos no ensino da gramática, do vocabulário e da cultura. Para o efeito dividimos o trabalho em três capítulos. O primeiro centra-se na criatividade e nos materiais didáticos, abordando o lugar privilegiado que o livro didático ocupa e a importância dos materiais autênticos. O papel do professor e do aluno e o processo de produção de materiais didáticos são também objeto de análise. Ainda no marco teórico, o segundo capítulo é dedicado ao jogo e analisa este material no contexto educativo, especialmente no ensino de adultos e de LE. Terminamos o capítulo descrevendo o processo de produção de jogos de LE e, concretamente, um jogo desenhado pela autora desta dissertação. No terceiro capítulo apresentamos um estudo empírico no qual se pôs em prática o jogo anteriormente mencionado. Fazemos uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados, articulando-os com a fundamentação teórica. Terminamos com algumas considerações e sugestões que visam a continuação do estudo do jogo como material didático criativo no ensino de PLE.
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