Regência verbal e mudança semântica: os casos de dar, ficar, passar e acabar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yang Yichen
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26695
Resumo: A regência verbal estuda as relações entre os verbos e os seus complementos. Em português, os verbos transitivos indiretos implicam o uso de uma preposição a reger um complemento. Nesses casos de regência verbal indireta, apenas algumas preposições podem ligar o regente ao regido e esse uso específico dá origem a mudanças de significado, o que causa vários problemas a nível interpretativo para os alunos chineses. Este trabalho visa compreender e analisar as dificuldades sentidas por alunos chineses na mudança de sentido provocada pelas diferentes regências dos verbos dar, ficar, passar e acabar. A aplicação de um inquérito a estudantes chineses da Universidade de Aveiro permitiu concluir que, por exemplo, há desconhecimento da totalidade das regências dos verbos e respetivos significados, e aplicação insuficiente das regências em contexto de aula e no quotidiano. Em virtude dos resultados, tecem-se, no final, algumas considerações para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
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