A avaliação da qualidade em jardim de infância : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Sónia Raquel dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1047
Resumo: O presente trabalho reflecte os resultados de um estudo de caso desenvolvido no âmbito de um projecto mais vasto liderado pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC/ME), contando com a colaboração de várias instituições de ensino superior em Portugal e que se pretende que venha a contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia eficiente de avaliação e desenvolvimento da qualidade em contextos de educação pré-escolar. Nesse contexto, propôs-se desenvolver um projecto de avaliação e de desenvolvimento da qualidade, numa perspectiva holística e considerando as perspectivas dos principais actores envolvidos no processo (educadoras de infância, auxiliares de acção educativa, pais e crianças), num estabelecimento de educação pré-escolar, apoiando a formação e reflexão sobre as práticas educativas dos profissionais de educação de infância. Na realização deste estudo tivemos como objectivos avaliar a qualidade nos seus aspectos contextuais e processuais; propor medidas de reorganização em conjunto com os parceiros no projecto e identificar vantagens e limitações da aplicação do Projecto DQP neste contexto de educação. Os resultados encontrados levaram ao desenvolvimento de um plano de acção a implementar pelas educadoras com medidas que incidem em quatro das dez dimensões focadas: Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Planeamento, Avaliação e Registo; Espaço Educativo e Relações e Interacções. Ao longo desta investigação ficaram patentes algumas vantagens do desenvolvimento deste projecto, nomeadamente o facto de ser um recurso que se revelou uma ferramenta substancial de apoio à reflexão sobre as práticas. A necessidade de um elemento de apoio neste processo sobressaiu igualmente no estudo. ABSTRACT: This work presents the results of a case study undertaken in the scope of a broader project headed by the General Direction of Innovation and Curricular Development of the Ministry of Education (DGIDC/ME), which counted with the collaboration of several higher education institutions in Portugal and which aims at contributing to the development of an efficient strategy of evaluation and quality development in contexts of pre-school education. In this context, we set out to develop an evaluation and quality development project, in an holistic perspective and considering the perspectives of the main actors involved in the process (kingergarten teachers, assisting staff, parents and children), in a kindergarten, supporting the training and reflection on the educational practices of the early childhood education professionals. This study aims at describing and analyzing a context of early childhood education according to the quality evaluation framework of the Project Developing Quality in Partnerships; at suggesting measures for reorganization in collaboration with the partners in the project and identifying advantages and limitations to the application of the DQP Project in this educational context. The results obtained led to the development of an action plan to be implemented by kindergarten teachers with measures that focus on four of the ten dimensions discussed: Teaching and Learning Strategies; Planning, Evaluation and Register; Educational Space and Relations and Interactions. Throughout the research undertaken several advantages and limitations of the development of this project were observed, namely the fact that it is a resource that we consider to be a substantial tool to support the reflection on practices but also that the need of a support element in this process (critical friend) becomes essential and indispensable.
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