Participação parental no jardim de infância : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12413 |
Resumo: | As mudanças que se têm vindo a verificar na sociedade e nas estruturas familiares repercutem-se inevitavelmente na vida da escola. Nesta medida, e partindo da necessidade de tornar a escola um espaço aberto à participação de todos, de modo a tornar o ensino mais rico e potenciador de sucesso, os pais são cada vez mais elementos de intervenção fundamentais em todo este processo. Para compreendermos, a relação que se estabelece entre os pais e o jardim-de-infância, a nossa investigação norteou-se pelo método de estudo de caso e desenvolveu-se tendo como objetivo caraterizar a participação parental num jardim-de-infância. Esta investigação contou com a participação de 36 pais que responderam a um inquérito por questionário e 2 educadoras de infância, que responderam a entrevistas semiestruturadas, permitindo-nos tirar importantes conclusões. Estas dão conta que os pais reconhecem o trabalho que o jardim-de-infância desenvolve no sentido da sua participação, mostrando-se satisfeitos com o mesmo. Reforçamos a necessidade de existir um empenho da escola e dos pais para que ocorra uma efetiva participação, tornando-se pertinente abordar formas de potenciar esta relação por forma a uma maior eficácia da educação. Assim, e após apresentação do estudo realizado num jardim-de-infância e respetivas conclusões, levantámos algumas questões para reflexão que poderão constituir pontos de partida para outras investigações. |
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Participação parental no jardim de infância : um estudo de casoCiências da educaçãoPolítica educativaEducação pré-escolarEducação das criançasRelações escola-famíliaDesenvolvimento das criançasPapel dos paisAs mudanças que se têm vindo a verificar na sociedade e nas estruturas familiares repercutem-se inevitavelmente na vida da escola. Nesta medida, e partindo da necessidade de tornar a escola um espaço aberto à participação de todos, de modo a tornar o ensino mais rico e potenciador de sucesso, os pais são cada vez mais elementos de intervenção fundamentais em todo este processo. Para compreendermos, a relação que se estabelece entre os pais e o jardim-de-infância, a nossa investigação norteou-se pelo método de estudo de caso e desenvolveu-se tendo como objetivo caraterizar a participação parental num jardim-de-infância. Esta investigação contou com a participação de 36 pais que responderam a um inquérito por questionário e 2 educadoras de infância, que responderam a entrevistas semiestruturadas, permitindo-nos tirar importantes conclusões. Estas dão conta que os pais reconhecem o trabalho que o jardim-de-infância desenvolve no sentido da sua participação, mostrando-se satisfeitos com o mesmo. Reforçamos a necessidade de existir um empenho da escola e dos pais para que ocorra uma efetiva participação, tornando-se pertinente abordar formas de potenciar esta relação por forma a uma maior eficácia da educação. Assim, e após apresentação do estudo realizado num jardim-de-infância e respetivas conclusões, levantámos algumas questões para reflexão que poderão constituir pontos de partida para outras investigações.The changes that have been occurring in society and family structures inevitably have repercussions on the life of the school. To this extent, and based on the need to make the school a space open to all, so as to make education richer and enhancer of success, parents are increasingly key policy elements in this process. To understand the relationship established between parents and kindergarten, our research was guided by a case study method developed with the aim of characterizing parental involvement in a kindergarten. This research involved the participation of 36 parents who responded to a questionnaire and two kindergarten teachers who responded to semi-structured interviews, allowing us to draw important conclusions. They realize that parents recognize the work that the kindergarten develops towards their participation, being satisfied with the same. We reinforce the need for a commitment to the school and parents to occur effective participation, making it relevant to address ways of strengthening this relationship in order to more effective education. So, after presentation of the study in a kindergarten and their findings, we’ve bring up some questions for reflection that may constitute starting points for further investigations.Universidade de Aveiro2014-06-13T09:17:27Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12413TID:201569353porRibeiro, Catarina Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:37Zoai:ria.ua.pt:10773/12413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:36.350827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As mudanças que se têm vindo a verificar na sociedade e nas estruturas familiares repercutem-se inevitavelmente na vida da escola. Nesta medida, e partindo da necessidade de tornar a escola um espaço aberto à participação de todos, de modo a tornar o ensino mais rico e potenciador de sucesso, os pais são cada vez mais elementos de intervenção fundamentais em todo este processo. Para compreendermos, a relação que se estabelece entre os pais e o jardim-de-infância, a nossa investigação norteou-se pelo método de estudo de caso e desenvolveu-se tendo como objetivo caraterizar a participação parental num jardim-de-infância. Esta investigação contou com a participação de 36 pais que responderam a um inquérito por questionário e 2 educadoras de infância, que responderam a entrevistas semiestruturadas, permitindo-nos tirar importantes conclusões. Estas dão conta que os pais reconhecem o trabalho que o jardim-de-infância desenvolve no sentido da sua participação, mostrando-se satisfeitos com o mesmo. Reforçamos a necessidade de existir um empenho da escola e dos pais para que ocorra uma efetiva participação, tornando-se pertinente abordar formas de potenciar esta relação por forma a uma maior eficácia da educação. Assim, e após apresentação do estudo realizado num jardim-de-infância e respetivas conclusões, levantámos algumas questões para reflexão que poderão constituir pontos de partida para outras investigações. |
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