Participação na gestão escolar : análise da importância do processo participativo na gestão de uma Escola Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Eliel de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27341
Resumo: A presente dissertação busca compreender e analisar o processo participativo dentro da organização escolar, verificando a participação da comunidade, dos gestores, do corpo docente e do corpo discente. Pretendeu saber qual a efetiva participação de cada um destes atores assim como os resultados obtidos. Pretendeu também captar o nível de informalidade dentro deste processo, ou seja, ainda que haja a participação de todos, de que forma há registro, mensuração e quantificação desta participação de forma que fique oficialmente registrado no processo e possa servir de conteúdo de análise para geração futuras realizarem o planejamento estratégico e tomada de decisões. Dentro deste cenário, foram utilizados como ferramentas para a análise metodológica, pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo e análise da coleta de dados. Através dos estudos, foi observado de que forma a gestão participativa desenvolve uma visão compartilhada dentro da organização, assim como a divisão de responsabilidades internas e externas, fortalecendo desta forma o trabalho coletivo e buscando dar um novo ânimo ao processo organizacional, fazendo com que todos os envolvidos sintam-se parte real do processo de aprendizagem e crescimento da comunidade. Como resultado, evidenciamos que o processo participativo na organização escolar, se bem aplicado, pode ser uma ótima ferramenta de gestão, tendo como pontos positivos, a integração da comunidade, dos atores escolares e alunos, gerando melhora no rendimento, ambiente de trabalho saudável e motivador, dentro outros, conforme veremos no desenvolvimento do trabalho
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