A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Elisabete Barros da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1078
Resumo: A Biblioteca Escolar é um espaço fundamental dentro da Escola. O uso adequado dos seus serviços deve ser fomentado, despertando interesse pela leitura e pelo conhecimento através da utilização dos diferentes recursos que disponibiliza. Como prestadores de um serviço, os bibliotecários, intermediários entre a informação e o utilizador, deverão proporcionar meios de formação que ajudem os utilizadores a localizar, identificar e seleccionar a informação de que necessitam. Para isso é necessário que desenvolvam estratégias que promovam competências no âmbito da literacia da informação. O presente projecto de investigação-acção visa reflectir sobre a importância da formação de utilizadores de Bibliotecas Escolares, promovendo um conjunto de actividades de acordo com a faixa etária dos utilizadores, bem como das capacidades por eles demonstradas. Pretendemos assim que os utilizadores da biblioteca escolar estudada adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização de uma biblioteca e que sejam capazes de utilizar as competências inerentes à correcta pesquisa e utilização da informação no seu dia-a-dia. Damos ainda especial atenção à biblioteca escolar como espaço promotor de literacia e motivador de leitura, e ainda para a relação que deve existir entre o professor e o professor bibliotecário.
id RCAP_133c62915a9e8b9b0be8c593e99f1022
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecasFormação de utilizadoresHábitos de leituraBiblioteca escolarA Biblioteca Escolar é um espaço fundamental dentro da Escola. O uso adequado dos seus serviços deve ser fomentado, despertando interesse pela leitura e pelo conhecimento através da utilização dos diferentes recursos que disponibiliza. Como prestadores de um serviço, os bibliotecários, intermediários entre a informação e o utilizador, deverão proporcionar meios de formação que ajudem os utilizadores a localizar, identificar e seleccionar a informação de que necessitam. Para isso é necessário que desenvolvam estratégias que promovam competências no âmbito da literacia da informação. O presente projecto de investigação-acção visa reflectir sobre a importância da formação de utilizadores de Bibliotecas Escolares, promovendo um conjunto de actividades de acordo com a faixa etária dos utilizadores, bem como das capacidades por eles demonstradas. Pretendemos assim que os utilizadores da biblioteca escolar estudada adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização de uma biblioteca e que sejam capazes de utilizar as competências inerentes à correcta pesquisa e utilização da informação no seu dia-a-dia. Damos ainda especial atenção à biblioteca escolar como espaço promotor de literacia e motivador de leitura, e ainda para a relação que deve existir entre o professor e o professor bibliotecário.The School Library is a fundamental space within the School. The proper use of its services should be promoted awakening the interest in reading and knowledge through the different resources it provides. As service providers, librarians, intermediaries between information and users, should provide training materials to help users locate, identify and select the information they need. In order to do so it is necessary that they develop strategies that promote skills in training literacy. This action-research project aims to reflect on the importance of training School Library users, promoting a set of activities in accordance with the users age group as well as their skills. Thus, we intend that School Library users acquire skills on the usage and organization of a library and be able to use these skills, inherent to the correct research and use of information, on their day-to-day activities. We payed special attention to the role of the School Library as a space which promotes literacy and a reading motivator, and also to the relationship that should exist between the teacher and the school librarian.2010-12-29T12:54:26Z2013-05-20T14:03:33Z2010-09-01T00:00:00Z2010-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1078porMaia, Elisabete Barros da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.399803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
title A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
spellingShingle A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
Maia, Elisabete Barros da Silva
Formação de utilizadores
Hábitos de leitura
Biblioteca escolar
title_short A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
title_full A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
title_fullStr A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
title_full_unstemmed A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
title_sort A biblioteca escolar e a promoção da literacia : práticas pedagógicas no serviço da formação de utilizadores de bibliotecas
author Maia, Elisabete Barros da Silva
author_facet Maia, Elisabete Barros da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Elisabete Barros da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de utilizadores
Hábitos de leitura
Biblioteca escolar
topic Formação de utilizadores
Hábitos de leitura
Biblioteca escolar
description A Biblioteca Escolar é um espaço fundamental dentro da Escola. O uso adequado dos seus serviços deve ser fomentado, despertando interesse pela leitura e pelo conhecimento através da utilização dos diferentes recursos que disponibiliza. Como prestadores de um serviço, os bibliotecários, intermediários entre a informação e o utilizador, deverão proporcionar meios de formação que ajudem os utilizadores a localizar, identificar e seleccionar a informação de que necessitam. Para isso é necessário que desenvolvam estratégias que promovam competências no âmbito da literacia da informação. O presente projecto de investigação-acção visa reflectir sobre a importância da formação de utilizadores de Bibliotecas Escolares, promovendo um conjunto de actividades de acordo com a faixa etária dos utilizadores, bem como das capacidades por eles demonstradas. Pretendemos assim que os utilizadores da biblioteca escolar estudada adquiram conhecimentos sobre o funcionamento e organização de uma biblioteca e que sejam capazes de utilizar as competências inerentes à correcta pesquisa e utilização da informação no seu dia-a-dia. Damos ainda especial atenção à biblioteca escolar como espaço promotor de literacia e motivador de leitura, e ainda para a relação que deve existir entre o professor e o professor bibliotecário.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-29T12:54:26Z
2010-09-01T00:00:00Z
2010-09
2013-05-20T14:03:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1078
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619928309760