O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Soraya Marisa Rodrigues Ribeiro de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14158
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar até que ponto um projeto de voluntariado na leitura contribui para a promoção da leitura no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, em particular com a coordenação da Biblioteca Escolar, com o envolvimento da Escola e com a colaboração da família e de outros voluntários. Com a cooperação destes 3 pilares – Escola, Família e Biblioteca Escolar – a promoção da leitura e implementação de hábitos de leitura será possível. O estudo incidiu na promoção de atividades de leitura por voluntários, destinados a alunos de 3º e 4º anos. Com os voluntários da leitura – seniores ou jovens, oriundos das famílias dos alunos ou de fora destas – pretende-se promover e consolidar a leitura nos alunos, mas também valorizar o contributo de todos para o desenvolvimento das crianças, para que estas se formem adultos conscientes da importância do voluntariado, da cooperação e coordenação de esforços para a concretização de objetivos.
id RCAP_5dc5b08cc77128e16033ba7362b762c2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolarBibliotecas escolaresPapel das bibliotecasParticipação dos paisRelações escola-familiaVoluntariado - LeituraInteresse pela leituraHábitos de leituraEste trabalho pretende demonstrar até que ponto um projeto de voluntariado na leitura contribui para a promoção da leitura no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, em particular com a coordenação da Biblioteca Escolar, com o envolvimento da Escola e com a colaboração da família e de outros voluntários. Com a cooperação destes 3 pilares – Escola, Família e Biblioteca Escolar – a promoção da leitura e implementação de hábitos de leitura será possível. O estudo incidiu na promoção de atividades de leitura por voluntários, destinados a alunos de 3º e 4º anos. Com os voluntários da leitura – seniores ou jovens, oriundos das famílias dos alunos ou de fora destas – pretende-se promover e consolidar a leitura nos alunos, mas também valorizar o contributo de todos para o desenvolvimento das crianças, para que estas se formem adultos conscientes da importância do voluntariado, da cooperação e coordenação de esforços para a concretização de objetivos.This work aims to demonstrate the extent to which a project in reading volunteer contributes to promoting reading in «Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã», in particular with the coordination of the School Library, with the involvement of the School and in collaboration with the family and other volunteers. With the cooperation of these three pillars - School, Family and School Library - reading promotion and the implementation of reading habits are possible. The study focused on promoting reading activities by volunteers, intended for children of the 3rd and the 4th grades. With the reading volunteers - seniors or young people, from the families of the children or outsiders – the intention is to promote and consolidate reading in pupils, but also to value everyone's contribution to the development of children, so that they become adults aware of the importance of volunteerism, cooperation and coordination of efforts for the achievement of purposes.Universidade de Aveiro2015-05-28T10:52:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14158TID:201594625porOliveira, Soraya Marisa Rodrigues Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:51Zoai:ria.ua.pt:10773/14158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:48.115553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
title O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
spellingShingle O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
Oliveira, Soraya Marisa Rodrigues Ribeiro de
Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Participação dos pais
Relações escola-familia
Voluntariado - Leitura
Interesse pela leitura
Hábitos de leitura
title_short O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
title_full O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
title_fullStr O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
title_full_unstemmed O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
title_sort O voluntariado na promoção da leitura na biblioteca escolar
author Oliveira, Soraya Marisa Rodrigues Ribeiro de
author_facet Oliveira, Soraya Marisa Rodrigues Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Soraya Marisa Rodrigues Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Participação dos pais
Relações escola-familia
Voluntariado - Leitura
Interesse pela leitura
Hábitos de leitura
topic Bibliotecas escolares
Papel das bibliotecas
Participação dos pais
Relações escola-familia
Voluntariado - Leitura
Interesse pela leitura
Hábitos de leitura
description Este trabalho pretende demonstrar até que ponto um projeto de voluntariado na leitura contribui para a promoção da leitura no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, em particular com a coordenação da Biblioteca Escolar, com o envolvimento da Escola e com a colaboração da família e de outros voluntários. Com a cooperação destes 3 pilares – Escola, Família e Biblioteca Escolar – a promoção da leitura e implementação de hábitos de leitura será possível. O estudo incidiu na promoção de atividades de leitura por voluntários, destinados a alunos de 3º e 4º anos. Com os voluntários da leitura – seniores ou jovens, oriundos das famílias dos alunos ou de fora destas – pretende-se promover e consolidar a leitura nos alunos, mas também valorizar o contributo de todos para o desenvolvimento das crianças, para que estas se formem adultos conscientes da importância do voluntariado, da cooperação e coordenação de esforços para a concretização de objetivos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-28T10:52:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14158
TID:201594625
url http://hdl.handle.net/10773/14158
identifier_str_mv TID:201594625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137548802457600