Relatório de Atividade Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Pedro Miguel Pais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7414
Resumo: A elaboração deste documento constitui o Relatório da Atividade Profissional no ensino da Educação Física, surgindo no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. O objetivo do presente relatório é providenciar um resumo da minha atividade, através da pesquisa, reflexão e descrição da atividade profissional do professor. Inicialmente faz-se um enquadramento teórico através da reflexão, com base na pesquisa de vários autores, ao nível da formação e desempenho profissional, o espírito colaborativo e as práticas reflexivas em contexto escolar. Ainda na parte inicial, reflete-se sobre a realidade encontrada, os problemas vivenciados e as soluções encontradas nas escolas, bem como processo ensino aprendizagem e o papel do professor. Em seguida apresenta-se uma descrição da atividade profissional enquanto professor de Educação Física, no ano letivo 2013/2014. Nesta fase descreve-se e reflete-se sobre a caraterização do meio, a relação com a comunidade escolar e sobre a prática letiva realizada, desde a sua planificação, realização e avaliação. Na última parte, faz-se uma reflexão sobre os conhecimentos ganhos como docente, as práticas desenvolvidas, a capacidade de iniciativa e responsabilidade, o serviço individual e em grupo, interrogações feitas ao longo da minha atividade, as considerações finais e perspetivas futuras. Em jeito de conclusão, parece-me claro que o professor de Educação Física, tem cada vez mais a urgência em refletir sobre a sua prática letiva, reagindo e atuando sobre ela, adaptando o ensino às necessidades dos alunos. Cada vez que assume esta postura, encontra-se mais bem preparado para os desafios futuros e só assim se consegue evoluir na prática letiva.
id RCAP_134481857b6cd87125fb7586222b7216
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7414
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Atividade ProfissionalEducação físicaProcesso ensino/aprendizagemPráticas reflexivasA elaboração deste documento constitui o Relatório da Atividade Profissional no ensino da Educação Física, surgindo no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. O objetivo do presente relatório é providenciar um resumo da minha atividade, através da pesquisa, reflexão e descrição da atividade profissional do professor. Inicialmente faz-se um enquadramento teórico através da reflexão, com base na pesquisa de vários autores, ao nível da formação e desempenho profissional, o espírito colaborativo e as práticas reflexivas em contexto escolar. Ainda na parte inicial, reflete-se sobre a realidade encontrada, os problemas vivenciados e as soluções encontradas nas escolas, bem como processo ensino aprendizagem e o papel do professor. Em seguida apresenta-se uma descrição da atividade profissional enquanto professor de Educação Física, no ano letivo 2013/2014. Nesta fase descreve-se e reflete-se sobre a caraterização do meio, a relação com a comunidade escolar e sobre a prática letiva realizada, desde a sua planificação, realização e avaliação. Na última parte, faz-se uma reflexão sobre os conhecimentos ganhos como docente, as práticas desenvolvidas, a capacidade de iniciativa e responsabilidade, o serviço individual e em grupo, interrogações feitas ao longo da minha atividade, as considerações finais e perspetivas futuras. Em jeito de conclusão, parece-me claro que o professor de Educação Física, tem cada vez mais a urgência em refletir sobre a sua prática letiva, reagindo e atuando sobre ela, adaptando o ensino às necessidades dos alunos. Cada vez que assume esta postura, encontra-se mais bem preparado para os desafios futuros e só assim se consegue evoluir na prática letiva.The preparation of this document constitutes the Professional Activity Report in the teaching of Physical Education, being part of the Master of Teaching Physical Education from Elementary to High School for the University of “Trás os Montes e Alto Douro”. The main target of this report is to provide a summary of my activity through research, reflection and the description of the teacher professional activity. Initially a theoretical establishment by means of deep thinking, based on several authors research is made, concerning the training and the professional development, the collaborative spirit and the reflective practice in school context. In the initial part, the reality found, the problems faced and the solutions found in schools, as well as the teaching-learning process and the teacher’s role, are reflected. Then a description of the professional activity as a teacher of Physical Education in the school-year of 2013/2014 is presented. This phase describes and reflects on the characterization of the environment, the relationship with the school community and the teaching practice carried out since the planning, implementation and evaluation. In the last part, an observation is done on the knowledge gained as a teacher, the practices developed, the ability of initiative and responsibility, individual and group service, inquiries made during my activity, the final considerations and future prospects. Concluding, it seems clear to me that the Physical Education teacher, has an increasingly urgency need to think about his teaching practice, responding and acting on it, adapting teaching to the needs of students. Each time the teacher takes this position, is better prepared for future challenges and only this way he can evolve in the teaching practice.2017-03-07T15:43:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7414TID:201979993porFernandes, Pedro Miguel Paisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:38.552020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Atividade Profissional
title Relatório de Atividade Profissional
spellingShingle Relatório de Atividade Profissional
Fernandes, Pedro Miguel Pais
Educação física
Processo ensino/aprendizagem
Práticas reflexivas
title_short Relatório de Atividade Profissional
title_full Relatório de Atividade Profissional
title_fullStr Relatório de Atividade Profissional
title_full_unstemmed Relatório de Atividade Profissional
title_sort Relatório de Atividade Profissional
author Fernandes, Pedro Miguel Pais
author_facet Fernandes, Pedro Miguel Pais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Pedro Miguel Pais
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Processo ensino/aprendizagem
Práticas reflexivas
topic Educação física
Processo ensino/aprendizagem
Práticas reflexivas
description A elaboração deste documento constitui o Relatório da Atividade Profissional no ensino da Educação Física, surgindo no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. O objetivo do presente relatório é providenciar um resumo da minha atividade, através da pesquisa, reflexão e descrição da atividade profissional do professor. Inicialmente faz-se um enquadramento teórico através da reflexão, com base na pesquisa de vários autores, ao nível da formação e desempenho profissional, o espírito colaborativo e as práticas reflexivas em contexto escolar. Ainda na parte inicial, reflete-se sobre a realidade encontrada, os problemas vivenciados e as soluções encontradas nas escolas, bem como processo ensino aprendizagem e o papel do professor. Em seguida apresenta-se uma descrição da atividade profissional enquanto professor de Educação Física, no ano letivo 2013/2014. Nesta fase descreve-se e reflete-se sobre a caraterização do meio, a relação com a comunidade escolar e sobre a prática letiva realizada, desde a sua planificação, realização e avaliação. Na última parte, faz-se uma reflexão sobre os conhecimentos ganhos como docente, as práticas desenvolvidas, a capacidade de iniciativa e responsabilidade, o serviço individual e em grupo, interrogações feitas ao longo da minha atividade, as considerações finais e perspetivas futuras. Em jeito de conclusão, parece-me claro que o professor de Educação Física, tem cada vez mais a urgência em refletir sobre a sua prática letiva, reagindo e atuando sobre ela, adaptando o ensino às necessidades dos alunos. Cada vez que assume esta postura, encontra-se mais bem preparado para os desafios futuros e só assim se consegue evoluir na prática letiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-03-07T15:43:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7414
TID:201979993
url http://hdl.handle.net/10348/7414
identifier_str_mv TID:201979993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137121588477952