Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3906 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
id |
RCAP_13504fa5f5e22ce115dffe09821669af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3906 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anosLiteratura infantilPadrões de repetiçãoPadrões de crescimentoPensamento algébricoCriançaChildren’s literatureRepetitive patternsGrowing patternsAlgebraic thinkingChildrenDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoCom este estudo pretende-se perceber como se processa a emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos, bem como a sua relação com a exploração da literatura infantil. Para aprofundar e orientar este estudo foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) De que forma pode a literatura infantil contribuir para identificação de padrões por parte de crianças do pré-escolar?; (2) Que estratégias utilizam as crianças para criar, analisar e generalizar padrões repetitivos e de crescimento?; (3) Que estratégias utilizam as crianças para identificar a unidade de repetição de um padrão? e (4) Que fatores influenciam a identificação de padrões? O estudo apresentado foi desenvolvido com um grupo de 16 crianças que frequentam a educação pré-escolar de uma escola particular do distrito de Lisboa e foi realizado com a totalidade das crianças. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa sob o paradigma interpretativo, com ênfase nos significados e nos processos. A investigadora assumiu o duplo papel de docente-investigadora realizando o estudo com o seu próprio grupo e no seu próprio ambiente natural. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a observação participante e análise de documentos (registos áudio, vídeo, fotográficos e os produzidos pelas crianças). A recolha de dados ocorreu de outubro de 2013 a abril de 2014. As onze tarefas propostas tinham como base duas histórias de literatura infantil. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças dominam o conceito de padrão de repetição e de crescimento, conseguem identificar a unidade de repetição, criar e analisar padrões de repetição diversos e padrões de crescimento simples, evoluindo de formas mais simples para formas mais complexas, no caso dos padrões de repetição.ABSTRACT The aim of this study is to understand how the emergence of algebraic thinking takes place in a group of four-year-olds, as well as its relationship to the exploration of children’s literature. To further deepen and guide this study the following research questions have been formulated: (1) How can children's literature help preschoolers identify patterns?; (2) What strategies and thinking processes children use to create, analyze and generalize repetitive and growing patterns?; (3) What strategies do children use to identify the repeating unit of a pattern? and (4) What factors influence the identification of patterns? The present study was developed with a group of 16 preschoolers in a private school in Lisbon, and it was carried out with all children. In order to develop the work, a qualitative research methodology under the interpretive paradigm was chosen, emphasizing meanings and processes. The researcher took on the dual role of teacher-researcher, conducting the study with her own group and in her own natural environment. Participant observation and document analysis (audio and video recordings, images and documents produced by the children) were used as data collection methods. Data collection took place from October 2013 to April 2014. The eleven proposed tasks were based on two children's books. The results of the study indicate that children master the concept of repeating and growth patterns, and they are able to identify the unit of repeat, create and analyze patterns of various simple repeating and growing patterns, evolving from simpler forms to more complex forms, in the case of repetition patterns.Rodrigues, MargaridaRCIPLCabaço, Paula Cristina da Cruz Serra2014-10-27T14:46:40Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3906TID:201451123porCabaço, P. C. C. S. (2014). Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:26.738315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
title |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
spellingShingle |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra Literatura infantil Padrões de repetição Padrões de crescimento Pensamento algébrico Criança Children’s literature Repetitive patterns Growing patterns Algebraic thinking Children |
title_short |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
title_full |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
title_fullStr |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
title_full_unstemmed |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
title_sort |
Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos |
author |
Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra |
author_facet |
Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Margarida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Padrões de repetição Padrões de crescimento Pensamento algébrico Criança Children’s literature Repetitive patterns Growing patterns Algebraic thinking Children |
topic |
Literatura infantil Padrões de repetição Padrões de crescimento Pensamento algébrico Criança Children’s literature Repetitive patterns Growing patterns Algebraic thinking Children |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27T14:46:40Z 2014-10 2014-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3906 TID:201451123 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3906 |
identifier_str_mv |
TID:201451123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cabaço, P. C. C. S. (2014). Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133391026651136 |