Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3906
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_13504fa5f5e22ce115dffe09821669af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3906
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anosLiteratura infantilPadrões de repetiçãoPadrões de crescimentoPensamento algébricoCriançaChildren’s literatureRepetitive patternsGrowing patternsAlgebraic thinkingChildrenDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoCom este estudo pretende-se perceber como se processa a emergência do pensamento algébrico num grupo de crianças de 4 anos, bem como a sua relação com a exploração da literatura infantil. Para aprofundar e orientar este estudo foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) De que forma pode a literatura infantil contribuir para identificação de padrões por parte de crianças do pré-escolar?; (2) Que estratégias utilizam as crianças para criar, analisar e generalizar padrões repetitivos e de crescimento?; (3) Que estratégias utilizam as crianças para identificar a unidade de repetição de um padrão? e (4) Que fatores influenciam a identificação de padrões? O estudo apresentado foi desenvolvido com um grupo de 16 crianças que frequentam a educação pré-escolar de uma escola particular do distrito de Lisboa e foi realizado com a totalidade das crianças. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa sob o paradigma interpretativo, com ênfase nos significados e nos processos. A investigadora assumiu o duplo papel de docente-investigadora realizando o estudo com o seu próprio grupo e no seu próprio ambiente natural. Como métodos de recolha de dados foram utilizados a observação participante e análise de documentos (registos áudio, vídeo, fotográficos e os produzidos pelas crianças). A recolha de dados ocorreu de outubro de 2013 a abril de 2014. As onze tarefas propostas tinham como base duas histórias de literatura infantil. Os resultados do estudo permitem concluir que as crianças dominam o conceito de padrão de repetição e de crescimento, conseguem identificar a unidade de repetição, criar e analisar padrões de repetição diversos e padrões de crescimento simples, evoluindo de formas mais simples para formas mais complexas, no caso dos padrões de repetição.ABSTRACT The aim of this study is to understand how the emergence of algebraic thinking takes place in a group of four-year-olds, as well as its relationship to the exploration of children’s literature. To further deepen and guide this study the following research questions have been formulated: (1) How can children's literature help preschoolers identify patterns?; (2) What strategies and thinking processes children use to create, analyze and generalize repetitive and growing patterns?; (3) What strategies do children use to identify the repeating unit of a pattern? and (4) What factors influence the identification of patterns? The present study was developed with a group of 16 preschoolers in a private school in Lisbon, and it was carried out with all children. In order to develop the work, a qualitative research methodology under the interpretive paradigm was chosen, emphasizing meanings and processes. The researcher took on the dual role of teacher-researcher, conducting the study with her own group and in her own natural environment. Participant observation and document analysis (audio and video recordings, images and documents produced by the children) were used as data collection methods. Data collection took place from October 2013 to April 2014. The eleven proposed tasks were based on two children's books. The results of the study indicate that children master the concept of repeating and growth patterns, and they are able to identify the unit of repeat, create and analyze patterns of various simple repeating and growing patterns, evolving from simpler forms to more complex forms, in the case of repetition patterns.Rodrigues, MargaridaRCIPLCabaço, Paula Cristina da Cruz Serra2014-10-27T14:46:40Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3906TID:201451123porCabaço, P. C. C. S. (2014). Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3906Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:26.738315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
title Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
spellingShingle Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra
Literatura infantil
Padrões de repetição
Padrões de crescimento
Pensamento algébrico
Criança
Children’s literature
Repetitive patterns
Growing patterns
Algebraic thinking
Children
title_short Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
title_full Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
title_fullStr Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
title_full_unstemmed Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
title_sort Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos
author Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra
author_facet Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabaço, Paula Cristina da Cruz Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Padrões de repetição
Padrões de crescimento
Pensamento algébrico
Criança
Children’s literature
Repetitive patterns
Growing patterns
Algebraic thinking
Children
topic Literatura infantil
Padrões de repetição
Padrões de crescimento
Pensamento algébrico
Criança
Children’s literature
Repetitive patterns
Growing patterns
Algebraic thinking
Children
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-27T14:46:40Z
2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3906
TID:201451123
url http://hdl.handle.net/10400.21/3906
identifier_str_mv TID:201451123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cabaço, P. C. C. S. (2014). Lendo e explorando histórias: a emergência do pensamento algébrico em crianças de 4 anos [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391026651136